Bolt dos cavalos é destaque de leilão na Expointer

Animal é um dos favoritos ao Freio de Ouro e terá quatro cotas leiloadas neste sábado, dia 27

Fonte: Freio de Ouro/Reprodução

O cavalo Harmonia Temprano, que até a manhã deste sábado, dia 27, liderava como um dos favoritos ao Freio de Ouro 2016, é a estrela do leilão do dia na Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Funcionários da Trajano Silva Remates, responsável pelo leilão, já chamam o animal de “Bolt dos cavalos”, em homenagem ao atleta jamaicano e multicampeão Usain Bolt. Segundo seu proprietário, Leonardo Teixeira, Temprano se destaca desde potro. No seu currículo, o cavalo crioulo já tem um título de Bocal de Ouro e um de Freio de Prata.

Serão vendidas quatro cotas de 5% do animal no leilão, e a expectativa, segundo Teixeira, é de uma boa negociação. “Ele é um cavalo que sempre briga por títulos e a expectativa é boa, apesar do momento não muito favorável de negociações. Mas, como ele é um cavalo diferenciado, acho que se sairá bem”, disse.

Sobre ser dono de uma verdadeira estrela, Leonardo Teixeira descreveu a sensação como “ímpar”. “Nossa família cria cavalos tem muito tempo e a tradição de bons exemplares vem desde o pai  do Harmonia (foto),Ganadero da Harmonia, que foi campeão do Freio de Ouro há exatos 10 anos”, disse ele.

Com algumas cotas já vendidas, Teixeira avalia Harmonia Temprano em cerca de R$ 1,7 milhão. Além do excelente negócio, a venda das cotas, segundo ele, vai proporcionar que “outros criadores usem ele como reprodutor”.

Sobre o apelido de Bolt dos cavalos, Leonardo Teixeira disse que, apesar da qualidade do animal, o apelido é exagerado: “O Bolt é de outro planeta. Acho legal a comparação, mas acho exagerada, até porque tenho muito respeito pelos outros cavalos competidores. Tenho meus pés no chão”, disse.