Cooperativismo movimenta 50% da produção rural no Rio Grande do Sul

Do montante, 86% dos produtores integram a agricultura familiarNo Rio Grande do Sul, 50% de tudo que se produz no campo é proveniente de algum produtor ligado ao cooperativismo ou ações associativistas, sendo que 86% destes produtores integram a agricultura familiar. Os dados foram divulgados na 37° Expointer.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Elton Scapini, o cooperativismo é responsável por organizar e fomentar a produção e a distribuição da produção da agricultura familiar. Segundo o secretário, o cooperativismo tem um importante papel econômico e social, pois gera empregos e valoriza os pequenos produtores.

– Os produtores associados investem no seu local de origem, capitalizando e impulsionando suas regiões – afirma.

O presidente do Sistema Ocergs Sescoop/RS, Virgilio Périus, destaca a importância do pequeno produtor para a economia. O sistema é uma das entidades responsáveis por representar e promover o desenvolvimento do cooperativismo no Rio Grande do Sul, e que reúne 2,5 milhões de sócios.

– Todos os dias, entre os itens que consumimos na nossa alimentação, está presente o trabalho da agricultura familiar e do cooperativismo. Apoiar as ações associativas é fomentar a produção de alimentos que faltam em muitos países e por onde podemos crescer ainda mais – assinalou Périus.

Novo espaço para o cooperativismo na Expointer

Na última quarta, dia 3, foi firmado um protocolo de intenções entre o Estado do Rio Grande do Sul e o Sescoop/RS para instalar, no interior do Parque de Exposições Assis Brasil, uma sede estruturada para o Sescoop/RS. A sede será construída na quadra 13, onde hoje se encontra o chimarródromo. A estrutura de 556 metros quadrados deverá estar em funcionamento já para a Expointer 2015 e atuará durante todo o ano, o que possibilitará que a instituição ministre cursos, seminários e fóruns.