Expointer 2017 contará com mais de 3,2 mil animais

Por causa da gripe aviária, o evento que começa no dia 26 de agosto não contará com aves

Fonte: Fábio Santos

A Exposição Internacional de Animais (Expointer) abrirá a sua 40ª edição no dia 26 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com mais de 3 mil animais inscritos, de 88 raças diferentes.

Houve um crescimento na participação de ovinos neste ano devido à criação de categorias de animais naturalmente coloridos dentro de seis raças: corriedale, romney marsh, hampshire down, texel, ile de france e suffolk. No gado de corte, teve aumento expressivo na participação da raça normanda, que passou de 8 para 25 animais inscritos. Outro ponto positivo foi o crescimento de 44% nas inscrições de zebuínos, em relação ao ano passado.

Na Expointer deste ano também terá estreias: a raça guzolando aparece pela primeira vez na feira. Proveniente da mistura entre guzerá e holandês, a raça tem aptidão leiteira.

Entre os pequenos animais, 30 raças de coelhos e três de chinchilas foram inscritos, totalizando 338 animais.

Por causa do alerta de gripe aviária emitido pelo Ministério da Agricultura, aves e pássaros não poderão participar da Expointer deste ano. “Descontando-se a não participação das aves e pássaros, as demais inscrições mantiveram o número do ano passado. Mesmo com a crise, custos altos e outros problemas, os expositores garantiram sua vaga na exposição”, diz o zootecnista da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Pablo Charão.

De acordo com o secretário de Agricultura do estado, Ernani Polo, o número de animais inscritos é positivo. “Principalmente quando levamos em consideração a participação inédita da guzolando e o aumento dos zebuínos e da raça normanda. Lamentavelmente temos a questão da gripe aviária, que exige muita cautela. A Expointer tem como foco a qualidade dos animais e não a quantidade”, diz.