Expointer terá concurso de produtos da agroindústria familiar

Agroindústrias interessadas em participar podem fazer a inscrição no próximo domingo, dia 28, das 9h às 18h, no espaço da SDR

Fonte: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

Com o objetivo de estimular e valorizar a produção agrícola do Rio Grande do Sul, a 18ª Feira da Agricultura Familiar, que ocorre entre 27 de agosto e 04 de setembro, na 39ª Expointer, terá mais uma edição do concurso de produtos da agroindústria familiar.

O concurso deste ano vai avaliar nove categorias de produtos, contra oito do ano passado. São elas: queijo colonial, salame tipo italiano, mel, suco de uva integral/natural, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, cachaça prata, cachaça premium e  cachaça extra-premium.

Apenas os expositores do Pavilhão da Agricultura Familiar, devidamente legalizados e inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) podem participar do concurso. A premiação dos vencedores será no dia 1º de setembro, às 15h30, no Pavilhão da Agricultura Familiar.

As agroindústrias interessadas em participar podem fazer a inscrição no próximo domingo, dia 28, das 9h às 18h, no espaço institucional da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), no Pavilhão da Agricultura Familiar. 

O juri será formado por representantes da Embrapa; Ufrgs; Aprodecana; Confraria Gaúcha da Cachaça; Laboratório de Enologia (Laren); Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); Ibravin; Emater; e especialistas de outros estados nas categorias cachaças prata, premium e extra-premium, além da categoria do queijo colonial.