Parque Assis Brasil começa a receber animais para a Expointer 2016

Todos os animais deverão estar acompanhados da GTA e em dia com as exigências sanitárias de acordo com a espécie

Fonte: Daniela Barcellos/Palácio Piratini

Prestes do início da 39ª Expointer, o trabalho no Parque de Exposições Assis Brasil é intenso para receber os animais, as grandes atrações de uma das maiores mostras agropecuárias da América Latina. Há ainda novidades no maquinário e nas tecnologias para o produtor rural. A feira começa no próximo sábado, dia 27 e vai até o dia 4 de setembro.

Neste ano são 4.285 animais de argola de 156 raças inscritos nas competições. As categorias que registraram maior crescimento são os bovinos de corte, 1,66%, e os bubalinos, 71,43%. A maior redução se deu entre os zebuínos, com queda de 62%. Em 2015, foram 4.758 exemplares de 169 raças. Neste ano são 2.087 rústicos ante os 2.346 que foram levados à feira no ano passado.

Todos os animais deverão estar acompanhados da Guia de Trânsito Animal (GTA) e estar em dia com as exigências sanitárias de acordo com a espécie, lembra o responsável pelos serviços de exposições e feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Pablo Charão. 

Expectativa

A expectativa dos organizadores é de pelo menos repetir os números de 2015, quando a comercialização chegou a R$ 1,70 bilhão.  “Mais uma vez teremos pela frente uma grande feira, onde o melhor de nossa agropecuária estará à mostra, demonstrando também a importância do papel do setor primário na economia gaúcha”, afirmou o secretário da Agricultura, Ernani Polo.

Na avaliação do presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, mesmo num momento de retração da economia, a feira tem por si seu brilho próprio. Segundo ele, a mostra terá reflexos nas 32 grandes exposições que ocorrerão na primavera gaúcha.