Silo feito com garrafas PET armazena até 6 toneladas de grãos

Equipamento é uma das novidades da Expointer, que também apresentou um trator movido a um gás derivado de dejetos animais 

Fonte: Reprodução/Canal Rural

Um silo feito de garrafas PET é uma das principais novidades apresentadas na Expointer, feira agropecuária realizada em Esteio (RS). O equipamento, produzido pela Silo Verde, atende a pequenos produtores e pode armazenar até seis toneladas de grãos ou ração.

O grande trunfo do equipamento é que, para produzir cada unidade, são retiradas do ambiente de 6 mil a 8 mil garrafas PET. O sócio fundador da empresa, Manolo Machado, afirma que o polímero do qual é constituído o silo não aquece nem esfria tanto quanto o metal, o que conferiria maior proteção ao que está armazenado ali. “Como o interior do silo é 100% liso, sem nenhuma ondulação, não há acúmulo de ração nas paredes”, afirma. 

De acordo com Machado, no fim do ano a empresa vai enviar dez silos para o Canadá, onde a tecnologia vai ser testada por produtores de ração. Ele afirma que o Silo Verde é 8% mais barato do que o equipamento feito de aço. 

Trator movido a biometano

Outra das novidades da feira é um trator da New Holland movido a biometano, gás obtido a partir de dejetos de animais. De acordo com a fabricante, a máquina é 80% menos poluente que tratores convencionais.

O gerente de marketing de produto da New Holland, Nilson Righi, afirma que o modelo é o primeiro do mundo a rodar com o gás. “É uma tendência, tem muito potencial nesse mercado”, diz. A máquina ainda passa por testes antes de entrar no mercado. Righi afirma que ela apresenta o mesmo desempenho do modelo movido a diesel. 

Nova cultivar de trigo

A Embrapa Trigo lança no evento uma cultivar desenvolvida especialmente para panificação, a BRS Reponte. A genética vem em boa hora, já que na última safra o clima derrubou a qualidade do trigo no Rio Grande do Sul, trazendo prejuízo aos produtores.  A variedade é destinada especificamente para o noroeste gaúcho, com potencial de rendimento de até 3 toneladas por hectare.

Em três anos de testes, a Reponte teria apresentado excelente qualidade e produtividade , segundo o chefe-geral da Embrapa trigo, Sérgio Roberto Dotto. Ele afirma que a cultivar apresenta boa tolerância a doenças e produz grãos com características como força de glúten e estabilidade excelentes para a panificação.

Game

O Instituto Universal Marketing de Agribusiness (I-Uma) mostrou na Expointer um game que mostra o dia a dia de uma fazenda de leite. A ideia é fazer com que jovens se sintam atraídos pela rotina da produção e continuem no campo. José Américo da Silva, presidente da I-Uma, acredita que o jogador é instigado a tomar decisões estratégicas para a propriedade virtual.