AO VIVO: assista ao fórum sobre sucessão familiar

Assista à transmissão do fórum, direto da Expointer, em Esteio (RS)

Fonte: Joseani Mesquita Antunes/Embrapa

A partir das 14h30min, você acompanha a transmissão, ao vivo, direto da 38ª Expointer em Esteio (RS), do fórum Juntos para Competir: sucessão familiar, uma atitude empreendedora. A realização é do Sebrae/RS, Senar/RS e Canal Rural.

ASSISTA AO FÓRUM NO CANAL RURAL

Um dos palestrantes do evento é o consultor do Sebare/RS, Ben-Hur Risso Xavier, que abordará o tema Sucessão e Profissionalização nos Negócios Rurais Familiares. Segundo Xavier, a sucessão é um processo natural no qual o negócio, o patrimônio e o poder são transmitidos entre as diferentes gerações de uma família.

– São necessários muitos anos de trabalho e dedicação de uma família para construir um patrimônio e solidificar um negócio, mas, com o passar do tempo, importantes decisões devem ser tomada para garantir a continuidade de toda esta obra – destaca. 

Nada é pior para uma família do que deixar uma sucessão ser decidida sobre um inventário.

– Este processo pode consumir até 20% de todo o patrimônio construído, desestruturar o negócio e causar conflitos irreparáveis entre os familiares. Por isso, é tão importante o planejamento da sucessão nos negócios familiares – sugere.

Participam do painel o consultor Bem-Hur Risso Xavier, a produtora rural Yara Suñé, o produtor Alexandre Becker, o gerente setorial de Agronegócios do Sebrae/RS, João Paulo Kessler e o técnico do Senar/RS, Antônio Aguinaga.