Agrifam começa em Lençóis Paulista com pretensão de chegar a R$ 20 milhões em negócios

Feira começou nesta sexta, dia 31, em Lençóis Paulista (SP)

A agricultura familiar é responsável pela produção de 60% dos alimentos consumidos no país. As novidades desse setor estão sendo apresentadas em mais uma edição da 12ª Feira da Agricultura Familiar, a Agrifam 2015, no interior de São Paulo. A organização do evento estima que até domingo, 30 mil pessoas passem pela feira.

Serão três dias de discussões, com temas relacionados à produção de alimentos promovidos pelos parceiros da Feira da Agricultura Familiar. Além das instituições de pesquisa e cooperativas, mais de 100 expositores participam da feira e estimam fechar R$ 20 milhões em negócios.

Neste sábado, dia 1º de agosto, a Agrifam 2015 terá a palestra “Programas de Compras Governamentais e o Agricultor Familiar”, com Marcelo Rondon Bezerra, do Sebrae. O objetivo dessa apresentação é sanar dúvidas e esclarecer alguns pontos sobre como o pequeno produtor rural pode vender para os órgãos governamentais.

Outro assunto para o pequeno produtor é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que terá palestra do Banco do Brasil. A pecuária também será tema de palestra, com foco no Pró Genética, o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Curiosidades

O evento também traz de tudo o que o produtor precisa para aumentar a produtividade e colocar em prática soluções inovadoras

Carlos Poli juntou uma peça aqui, outra ali, e construiu o próprio trator. O equipamento agilizou o manejo da terra e a colheita de hortaliças na propriedade da família, em Tanabi, interior de São Paulo. A invenção dele é uma das dezenas de alternativas encontradas na feira para melhorar a atividade do agricultor familiar. 

E em tempos de crise hídrica, uma tecnologia que atraiu a atenção neste primeiro dia é a Aquoponia. Um sistema integrado de produção de peixes e hortaliças.