Bahia Farm Show apresenta fórum Matopiba: Potencialidades e Desafios

Debate sobre as oportunidades dessa fronteira agrícola foi transmitido pelo Canal Rural

Fonte: Canal Rural/reprodução

O Fórum “Matopiba: Potencialidades e Desafios” foi transmitido diretamente da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Produtores rurais, autoridades e entidades do setor agropecuário estão reunidos para avaliar as oportunidades e entraves para o crescimento do agronegócio na região.

A região de Matopiba – formada pelo estado do Tocantins e por áreas do Maranhão, do Piauí e da Bahia – é considerada a grande fronteira agrícola brasileira da atualidade. De acordo com o Ministério da Agricultura, até 2022, a agricultura deve se expandir em 10 milhões de hectares na região, produzindo entre 18 milhões e 24 milhões de toneladas de grãos, 27,8% a mais do que atualmente.

Apesar das boas perspectivas, o Matopiba enfrenta problemas de infraestrutura e logística. “Nossa logística aumentou o valor nos últimos anos. As ferrovias estão abandonadas e os portos lotados”, diz o presidente da Bahia Farm Show, Júlio Cézar Busato.

Com terras planas e uma agricultura altamente mecanizada e tecnificada, a região também tem como desafio promover o aumento de produtividade, através de pesquisa, inovação e sustentabilidade ambiental e social.