Bahia Farm Show dá a largada no Matopiba

Edição 2016 da feira agropecuária é inaugurada nesta terça-feira e segue até sábado. Organizadores querem ao menos alcançar o volume de negócios do ano passado, de R$ 1,033 bilhão

Fonte: Bahia Farm Show/divulgação

Começa nesta terça-feira, dia 24, a Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães (BA), na região conhecida como Matopiba. A feira agropecuária, considerada uma das principais do país, vai até o próximo sábado, dia 28. A expectativa dos organizadores é alcançar pelo menos o mesmo volume de negócios da edição do ano passado, de R$ 1,033 bilhão.

O presidente da feira, Julio César Busato, afirma que os resultados vão depender da disponibilidade de crédito, uma vez que os produtores têm intenção de continuar plantando. “O parque está preparado, os expositores estão com estandes maiores e com mais qualidade do que no ano passado. Além disso, os agentes financeiros afirmam que vão trazer volume superior (de crédito)”, diz.

Busato conta que o ânimo dos agricultores da Bahia a investir na produção não foi afetado pelos resultados ruins da safra nesta temporada, principalmente nas culturas de soja e algodão. No caso da soja, houve quebra de cerca de 35% na produção, em razão de seca em fevereiro e de chuvas que acabaram muito cedo em março. O algodão também foi atingido, fazendo a expectativa de produtividade cair para 180 arrobas por hectare.

Transmissão

Canal Rural vai acompanhar a realização da Bahia Farm Show. Nesta terça-feira, serão transmitidos flashes diretamente de Luis Eduardo Magalhães na primeira edição do programa Mercado & Companhia. A partir das 14 horas, será transmitido ao vivo o fórum organizado pelo Canal Rural, que tem como tema “Matopiba: Potencialidades e Desafios”.