Cavalo crioulo: inscrições nas provas da Expofeira de Pelotas terminam nesta segunda, dia 9

Expofeira de Pelotas vai abrigar as competições de Morfologia, Exposição de Castrados, Credenciadora Mista ao Freio de Ouro 2018, Freio do Proprietário e Freio Jovem

Fonte: Leandro Vieira/Divulgação NSCCC

Quem quiser participar das provas do cavalo crioulo na Expofeira de Pelotas (RS), de 12 a 15 de outubro, tem até segunda-feira, dia 9, para inscrever-se. Morfologia, Exposição de Castrados, Credenciadora Mista ao Freio de Ouro 2018, Freio do Proprietário e Freio Jovem estão entre as competições.   

O presidente do Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos (NSCCC), Roberto Xavier Martins, espera a participação de expositores não só da região de Pelotas, mas também de fora, a exemplo das edições anteriores.

“A Expofeira deixou de ser um evento local para se tornar um evento regional, em que participam criadores e expositores de toda a região Sul. Daqui sempre saem fortes candidatos ao Freio de Ouro e aos campeonatos de Morfologia da Expointer, bem como animais que destacam nas demais provas da raça”, diz o presidente.

O jurado da Morfologia será Rouget Gigena Wrege, enquanto o trio formado por Renato Morrone, Claudio Azevedo e Fernando Horst será responsável pelo julgamento da Credenciadora.

A supervisão das provas ficará por conta do técnico Luciano Passos, credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Também haverá Concentração de Machos, sob a responsabilidade do técnico Luiz Francisco Leite.

Expositores com mais de um animal inscrito em cada modalidade têm descontos especiais. Para sócios do Núcleo Sudeste com anuidade em dia, o desconto é de 50%. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (53) 3273-3414.

Programação da Expofeira 2017

Dia 11/10 (quarta-feira)

21h – Leilão Santa Eulália

Dia 12/10 (quinta-feira)

8h: Concentração e Confirmação de Machos 

11h: Admissão da Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, Freio Jovem e Freio do Proprietário

14h: Julgamento Morfológico da Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, Freio Jovem e Freio do Proprietário

15h: Crioulândia

18h15min: Curso de Preparo Morfológico, com Claiton Jardel da Silva (Dula) – Pista de Mangueira

21h: Leilão Redomão Crioulo do Sul

Dia 13/10 (sexta-feira)

8h: Julgamento Funcional da Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, Freio Jovem e Freio do Proprietário – Provas de Andaduras, Figura, VSP e Esbarradas

14h: Julgamento Funcional da Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, Freio Jovem e Freio do Proprietário – Provas de Mangueira e Paleteada

Dia 14/10 (sábado)

8h: Julgamento Funcional da Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, Freio Jovem e Freio do Proprietário – Etapa Final – Provas de Mangueira, Bayard/Sarmento e Paleteada

11h: Admissão da Exposição Morfológica – Animais a Galpão

14h: Julgamento da Categoria Incentivo e Início de Julgamento de Categorias da Exposição Morfológica 

18h: Coquetel de Confraternização no NSCCC, Remate de Coberturas e Apresentação Animais Leilão Liscano

Dia 15/10 (domingo)

7h30min: Admissão da Exposição Morfológica – Animais a Campo

9h: Continuação Julgamento de Categorias da Exposição Morfológica

11h: Exposição de Cavalos Castrados 

14h: Julgamento e Entrega de Prêmios dos Campeonatos de Categoria e Grandes Campeonatos

21h: Leilão Liscano