Confira a agenda do agronegócio para esta semana

Semana terá encontro de produtores de soja e votação da lei que altera a Proteção de Cultivares

Fonte: Agishow/divulgação

SEGUNDA-FEIRA 30/5
Começou no último sábado, 28 de maio, e vai até o dia 5 de junho, a Semana dos Alimentos Orgânicos de 2016. O evento será realizado em 23 estados e no Distrito Federal, com o objetivo de abrir um diálogo com o consumidor para mostrar o que como é a produção orgânica, os benefícios sociais, ambientais e para a saúde, além de ajudar a fortalecer o mercado interno. A semana é o primeiro passo da 12ª edição da campanha anual “Produto Orgânico Melhor para a Vida”. O evento terá feiras demonstrativas, palestras, rodas de conversas, dias de campos, visitas técnicas, cursos e trabalhos de conscientização em espaços de concentração do público consumidor.

TERÇA-FEIRA 31/05
De 31 de maio a 3 de junho, Brasília terá boas opções de lazer e cultura no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada franca e liberada ao público. As atividades integram a programação da 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater), coordenada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

14h00 – Diante de um cenário de alta recorde nos preços da saca, aumento das exportações e forte demanda nacional pelo produto, a Câmara Setorial do Milho se reúne em Brasília para discutir os gargalos e potencialidades do segmento.

14h30 – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para debater a necessidade de agilidade na concessão de licenças para prática de aquicultura em águas da União. 

QUARTA-FEIRA 01/06
08h00 – Nos dias 1 e 2 de junho, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) realiza a 11ª Conferência Anual. O encontro vai reunir produtores, representantes da indústria, organizações da sociedade civil e governo para dialogar sobre a produção e comércio de soja em um contexto sustentável. O ano 2015 bateu um novo recorde de demanda por soja responsável. Tanto a produção quanto a venda de soja responsável certificada pela RTRS cresceram a uma taxa impressionante de 70%, atingindo a marca de mais de 2,3 milhões de toneladas métricas. Esse crescimento recorde se soma às taxas de crescimento anuais de 50% atingidas em 2014 e 2013.

14h00 – A Associação Brasileira das Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios (G100) realiza a segunda edição do Brasília Fest Leite. O evento vai contar com palestras e debates sobre o setor leiteiro brasileiro, os desafios e a necessidade de fortalecimento desse segmento. São esperados representantes dos Sindicatos das Indústrias de Laticínios de todo o país e entidades de classe dos produtores e das indústrias. As atividades ocorrerão no auditório Nereu Ramos no Anexo II da Câmara dos Deputados em parceria com a Frente Parlamentar da Bovinocultura de Leite que tem o apoio de mais de 200 parlamentares, cujo presidente, o deputado federal Celso Maldaner (PMDB/SC), será um dos palestrantes. 

14h30 – Comissão do Senado Federal pode votar o PLS 104/2015 que institui a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo.

14h30 – A Comissão Especial da Câmara dos Deputados pode votar o parecer do relator, deputado Nilson Leitão (PSDB/MT), ao Projeto 827/2015, que altera a Lei de Proteção de Cultivares.

Feira de Construção Sustentável – De 1º a 4 de junho, a Feconati atrai visitantes de todo o Brasil para Atibaia (SP) e um público qualificado como lojistas e atacadistas; arquitetos, engenheiros, profissionais da construção em geral, designers de interiores, decoradores e paisagistas; construtores, empreiteiros, representantes de órgãos públicos e estudantes de áreas afins.

QUINTA-FEIRA 02/06
08h00 – A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal promove audiência pública interativa para apresentar e discutir a política de Seguro Rural no país. Entre os convidados estão representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Eco Bahia Ambiental – A feira busca melhorias e concientização da necessidade de investimento na qualidade de vida e no fortalecimento do crescimento econômico, focado no desenvolvimento sustentável, através da melhoria da educação ambiental. Evento ocorre de 2 a 5 junho, em Curuzu, Bahia.

SEXTA-FEIRA 03/06
14h00 – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para debater a regulamentação, elaboração e comercialização de queijos artesanais no país. O encontro deve reunir fiscais federais agropecuários e representantes do poder público e das entidades do setor. O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Bom Jesus, no Rio Grande do Sul.