Show Safra BR-163 destaca manejo contra pragas e doenças

Feira realizada em Mato Grosso volta atenções para novas ferramentas, métodos e técnicas para evitar perdas no campo e aumentar produtividade

Começou nesta terça-feira, dia 21, o Show Safra BR-163, evento realizado em Lucas do Rio Verde (MT) que, em sua quarta edição, destaca a prevenção contra pragas e doenças. A feira apresenta ferramentas, métodos e técnicas para evitar perdas no campo e aumentar a produtividade final. 

No dia da abertura, foi realizada uma palestra sobre a importância do vazio sanitário para evitar a propagação da ferrugem asiática. Na quarta-feira, dia 22, o debate gira em torno da resistência de plantas daninhas no campo. Na quinta-feira, dia 23, os pesquisadores vão ensinar como deve ser feito o manejo correto das lavouras como forma de prevenção contra mosca-branca e percevejos. No dia 24, quando se encerra o evento, o debate vai questionar se é mais viável manejar a cultura ou o sistema.

Cerca de 120 estandes de empresas brasileiras e internacionais podem ser visitadas no Show Safra BR-163. Entre as novidades apresentadas na feira está a versão 2017 da colheitadeira S440 da John Deere, que, segundo o fabricante, aumenta o volume de soja colhido e melhora a qualidade do produto, já que evita o desperdício de grãos durante o processo. A estimativa dos organizadores é de que 25 mil pessoas visitem o parque de exposições durante os quatro dias de evento.

Carne Fraca

Na cerimônia de abertura da feira, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deu uma coletiva de imprensa a respeito da operação Carne Fraca, que investiga o envolvimento de frigoríficos em um esquema de suborno de fiscais federais. Ele afirmou que as 21 unidades que estão com atividades restritas por causa da investigação devem voltar à normalidade nas próximas semanas.

De acordo com Maggi, caso isso não aconteça, as consequências para o setor devem se agravar. O ministro afirmou que está em contato com representantes dos países que restringiram as importações da carne brasileira, para buscar alternativas para a resolução do assunto.