Versatilidade atrai apaixonados pelo Quarto de Milha

Campeonato Nacional da ABQM atraiu 1,2 mil competidores neste ano

O Campeonato Nacional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) deste ano atraiu 1,2 mil competidores. Eles vão disputar mais de R$ 1 milhão em prêmios!
 
Mas o que faz o cavalo quarto de milha tão popular? 

A resposta é versatilidade. Ele é rápido, forte e dócil. O animal é tão bom para lida no campo quanto para provas de corrida, por isso tem uma legião de fãs.

– O quarto de milha, quem começa não para mais. É um cavalo que aproxima a família. Pai, mãe e filho vão pra fazenda no fim de semana para treinar. O filho deixa de ir na balada à noite. Então, acaba unindo a família, né! – conta o treinador Abelino Filho.

O Campeonato Nacional explora as principais características da raça e também a habilidade dos cavaleiros. Na prova de laço, o cavalo precisa ter arrancada e força. Na apartação, o que conta é a agilidade e a inteligência do animal para separar o bezerro do rebanho. O cavaleiro solta as rédeas e o cavalo faz tudo sozinho.

– É uma prova muito técnica. Pra ele ficar bom, é necessário de um ano meio a dois anos de treinamento – afirma o competidor Júnior Araújo.

Já na competição das seis balizas, o cavaleiro tem que passar o mais rápido possível entre os obstáculos duas vezes, sem derrubar. O carioca Cícero Ruchid foi o campeão de uma das categorias para amadores, com o tempo de 19.710 segundos.

– Primeira vez que eu consigo ganhar um campeonato nacional. E o mais emocionante é que eu fui o último, então foi o último tempo e graças a deus deu certo – comemora Ruchid.

Fora das pistas, a exuberância do cavalo quarto de milha é vista nas baias dos animais para leilão e nos estandes dos garanhões. Animais com nomes pomposos e genética vendida à peso de ouro.

Vários cavalos famosos estão presentes no evento. O maior destaque seja o Accoolest. Ele é sete vezes campeão mundial de conformação e é considerado por muitos o quarto de milha perfeito.

– Ele foi sete vezes campeão mundial e isso o torna o maior ganhador de campeonatos da raça quarta de milha no mundo. Ele veio para o Brasil agora, está no Brasil há seis meses e isso vai acrescentar muito ao quarto de milha no Brasil. Nós trouxemos não só um grande indivíduo, porque, felizmente, após a vinda dele, ele começou a se tornar um grande reprodutor. Então, ele é o maior ganhador da raça quarto de milha e produziu mais três campeões mundiais – conta o empresário Luciano Beretta.