Assista ao vivo à Décima Abertura Oficial da Colheita da Soja do RS

Acompanhe a transmissão da colheita simbólica, diretamente de Tupanciretã, no Rio Grande do Sul, estado que deve produzir sua maior safra do grão até hoje

Fonte: VisualHunt/divulgação

Assista ao vivo pelo site do Canal Rural e pelo Facebook à transmissão da Décima Abertura Oficial da Colheita da Soja do Rio Grande do Sul, diretamente de Tupanciretã (RS). A colheita simbólica acontece na Agropecuária Richter, do produtor rural Emerci Richter.

O município de Tupanciretã, a cerca de 390 quilômetros de Porto Alegre, é o maior produtor de soja do Rio Grande do Sul, com 147 mil hectares de área de cultivo da oleaginosa. A expectativa é de mais uma safra recorde no estado. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), devem ser colhidas 16,3 milhões de toneladas de soja em solo gaúcho nesta temporada, com produtividade média de 49 sacas por hectare.

O volume coloca a atual safra de soja como a maior até hoje no estado. No Brasil, também segundo a Conab, a produção de soja na safra 2016/2017 será 12,8% maior que a do ciclo anterior, quando saíram das lavouras do país 95,434 milhões de toneladas do grão.

A área de soja plantada no Rio Grande do Sul aumentou em 0,64% em relação ao ano passado, podendo o estado alcançar 5,4 milhões de hectares plantados. Até o momento, apenas 7% das lavouras de soja do Rio Grande do Sul foram colhidas. No município de Tupanciretã, o número fica em torno de 15% e a previsão é de colher 511 mil toneladas da oleaginosa – uma média de 58 sacas por hectare. Segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado, o estado comercializou até fevereiro 24% da safra, ou seja, 3,9 milhões de toneladas. Em 2016, no mesmo período, 40% já havia sido vendido.