Confira a agenda do agronegócio para esta semana

Período traz o Fórum Soja Brasil Safra 2016/2017, realizado em Cascavel (PR) no Dia do Agricultor, 28 de julho

Fonte: Paraná Cooperativo/divulgação

Segunda-feira, dia 25

14h – Acontece em Londrina (PR) a 50ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Culturas de Inverno. Dentre os assuntos da pauta, estão o resultado da pesquisa da qualidade do trigo brasileiro, as conjunturas das lavouras de trigo safra 2016 e os limites de agroquímicos em derivados de trigo. 

Viagem – O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, embarca para os Estados Unidos para fechar o acordo de exportação e importação de carne in natura entre os EUA e o Brasil. A assinatura do acordo ocorre em Washington, D.C., na quarta-feira, dia 27. O ministro fica no exterior até o início de agosto. 

Terça-feira, 26/07

14h – Em Brasília, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Fibras Naturais se reúne para tratar, entre outros assuntos, da criação de um grupo de trabalho para regulamentação da Lei 12.484 de 8 de setembro de 2011, que dispõe sobre a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu. Também será feita pelo setor ao Ministério da Agricultura uma solicitação de acompanhamento do pedido de linha de crédito para o plantio e processamento de bambu.

Quinta-feira, dia 28 | Dia do Agricultor

8h30 – O Fórum Soja Brasil – Custos de Produção: Clima e Perspectivas de Mercado será realizado pelo Canal Rural e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja-Brasil) em Cascavel (PR). O evento dá início ao quinto ano do Projeto Soja Brasil, com apresentação de três painéis, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural: Os Desafios da Biotecnologia na Safra 2016/2017; La Niña e Mercado – Influências do Clima e da Economia da Safra 2016/17 ; e Crédito e Seguro Rural para Safra 2016/2017.

10h – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) organizam evento em comemoração ao Dia do Agricultor na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

15h – O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne para votação. Na pauta do agronegócio, destaque para a reavaliação da resolução que obriga o produtor a contratar seguro rural a partir de créditos concedidos de R$ 300 mil e a revogação da resolução nº 4483, que dispõe sobre o contrato do Pronaf e também obriga os produtores de fumo a comprovarem pelo menos 30% de outras culturas para estarem aptos ao financiamento.