Confira a agenda do agronegócio para esta semana

Veja quais são os principais eventos ligados ao setor que acontecem no período

Fonte: Pixabay

Terça-feira, dia 27

8h30 – Em Brasília, na sede da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), acontece mais uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Fruticultura.  

9h – O Instituto Pensar Agropecuária (PensarAgro) realiza assembleia extraordinária em Brasília.  

9h30 – Está na agenda da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil) a participação de uma reunião em Brasília para tratar sobre o projeto de lei que modifica a proteção de cultivares no Brasil. O tema está em discussão na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, pronta para votação do relatório final. Participam dessa reunião também a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass).

10h – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, já estará em Brasília e dará coletiva de Imprensa na sede do ministério, para apresentar um balanço da sua missão à Ásia. É esperado que Maggi explique os acordos comerciais que fechou na área de exportação ao longo do mês de setembro, sobretudo com relação às carnes brasileiras. 

10h – A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel se reúne para tratar sobre interesses do setor na sede do Ministério da Agricultura, em Brasília. 

14h – Em Bento Gonçalves (RS), a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo  também se reúne.

Quarta-feira, dia 28

9h – A Companhia Nacional de Abastecimento realiza dois leilões seguidos um do outro, de 1,7 mil toneladas de farinha de mandioca e 2 mil toneladas de fécula de mandioca pela modalidade de cartela no Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC), em Brasília, com interligação das Bolsas de Cereais, de Mercadorias e/ou de Futuros. O preço do produto será divulgado em R$/kg, ICMS excluso, com antecedência de até dois dias úteis da data de realização do leilão. 

10h –  Acontece na Câmara dos Deputados uma audiência pública para tratar sobre as iniciativas necessárias para avanços da Política Nacional de Economia Solidária. O evento é organizado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Participa da audiência o secretário-seral da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Carlos Alberto Ferreira de Castro, além de representantes do Ministério do Trabalho.

Quinta-feira, dia 29

10h –  Em Brasília, a Câmara Temática de Crédito, Seguro e Comercialização do Agronegócio se reúne para tratar sobre diversos assuntos relativos aos setor. Na pauta, há discussões previstas sobre o Programa de Subvenção do Seguro Rural, Títulos do Agronegócio e Novas Fontes de Financiamento, Comercialização e Renda além de Propriedade de Terra por Estrangeiros. O presidente desta setorial é Ivan Wedekin. 

14h –  A Câmara Setorial de Equideocultura  se reúne na sede do Ministério da Agricultura para tratar sobre temas pertinentes à criação de equinos.

Sexta-feira, dia 30

Em Brasília, o grupo de trabalho do Ministério da Agricultura responsável por redesenhar a política nacional de seguro rural se reúne para elaboração do relatório final, que deve ser apresentado até dia 17 de outubro. De acordo com um dos coordenadores, Alysson Paulinelli (também presidente da Abramilho), ainda é cedo para detalhar a proposta do novo modelo, mas a intenção é que se tenha mesmo uma parceria entre as empresas envolvidas no setor agrícola na subvenção do seguro. 

Domingo, dia 2

8h – Das 8h às 17h, ocorrem as eleições municipais que definirão prefeitos e vereadores das cidades do país. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, mais de 144 milhões de brasileiros vão às urnas. Só não votarão eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, porque não possuem representantes para esses cargos. Devido ao período eleitoral, a Câmara e o Senado Federal se esvaziaram nas últimas semanas. A expectativa é de que, após as eleições, pautas importantes voltem à discussão dos parlamentares.