Femagri 2017 espera reunir 35 mil pessoas em MG

O parque de exposições, em Guaxupé (MG), conta com 139 estandes de 120 marcas voltadas para a produção de café e leite

Expositores e entidades se reúnem a partir desta quarta feira, 8, em Guaxupé, sul de Minas Gerais, para discutir o principal tema desta edição, que é a eficiência aumentando a rentabilidade e qualidade de vida. O evento, que acontece até sexta feira, dia 10 e é realizado pela Cooxupé, oferece stands com foco na produção de café e pecuária leiteira. Segundo organizadores, a arrecadação da feira deve ficar acima de 120 milhões de reais.

Empresas como Basf, Du Pont e Yara oferecem alternativas para aumentar a eficiência nas lavouras e reduzir custos com a produção. Entidades como Epamig, Emater e Coagril reforçam a importância do cooperativismo no campo. 

Uma das novidades deste ano é o Cine Cooxupé, que exibe o curta-metragem “Filhos do Café” e faz uma homenagem aos 60 anos da instituição. O filme de quase 5 minutos mostra a história de todos que ajudaram a construir o legado da maior cooperativa de café arábica do mundo. 

Além disso, a feira também conta com a chamada “Fazendinha”, uma área que oferece ao cafeicultor e pecuarista técnicas de manejo e inovações no setor de máquinas e implementos agrícolas. Em um dos stands, é possível entender como funciona o terraceamento, método utilizado para conter erosões e melhorar o cultivo de café em regiões montanhosas. O cafeicultor Francisco Viana, responsável pelo stand, afirma que essa técnica pode reduzir em até 30% os custos com a colheita do grão. Ele explica que essa opção de manejo ainda é pouco usada no Brasil, mas garante eficiência e aumento de produtividade. 

Outra alternativa para quem quiser diminuir gastos é a máquina de secagem “Ecosuper”, produzida pela Pinhalense, que dispensa o uso de água e gera uma economia de 20% com energia elétrica.

A Fundação Procafé também tem um stand dentro da “Fazendinha” e divulga o “Dia de Campo”, programa realizado pela própria instituição com o objetivo de oferecer análises de solo e cuidados com o desenvolvimento das lavouras. 

Mais de 35 mil pessoas e cerca de 120 marcas nacionais e internacionais devem passar pelo parque de exposições durante 3 dias de evento. Além da cobertura no Rural Notícias, o Mercado e Companhia também vai transmitir links ao vivo direto da feira, que acontece das 8h às 18h.