Abate de frangos no Paraná cresce 9,1% de janeiro a julho

Vendas nos mercados interno e externo devem aumentar em 2017, de acordo com sindicato das indústrias do setor no estado

Fonte: divulgação

De janeiro a julho deste ano, o Paraná abateu 1,04 bilhão de aves, 9,1% a mais do que o volume registrado em igual período do ano passado, com 953,26 milhões, segundo o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).

“Com a recuperação da economia para 2017 temos a oportunidade de aumentar as vendas nos mercados interno e externo. Nas exportações, o Paraná pode obter crescimento, pois sempre teve uma política de competitividade e sanidade exemplares”, afirmou, em nota, o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins. 

Segundo dados do Ministério Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) compilados pelo Sindiavipar, de janeiro a julho deste ano, 941,51 mil toneladas de carne de frango foram exportadas pelo Paraná. O número é 10,3% maior a igual período de 2015 (853,10 mil toneladas). 

Com isso, o estado se mantém como o maior exportador de carne de frango do Brasil, sendo responsável por aproximadamente 36% do volume total no acumulado deste ano. Na lista dos principais compradores estão Arábia Saudita, China, África do Sul, Emirados Árabes e Japão.