ABPA: vitória na OMC melhora exportações de frango

Segundo Francisco Turra, presidente-executivo da entidade, Indonésia vai passar a importar carne halal do Brasil, o maior produtor e exportador desse tipo de proteína

O presidente-executivo da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Francisco Turra, disse que a decisão da OMC (Organização Mundial do Comércio), que condenou a Indonésia por causa das barreiras impostas às exportações de frango brasileiro, é uma vitória que deve influenciar “positivamente no desempenho das vendas de carne de frango em 2018”.

Em nota, o representante do setor afirma que, desde 2008, a ABPA tentava, sem sucesso, negociar a abertura do mercado com as autoridades indonésias. “Frente a essa postura protecionista, recorremos ao governo brasileiro, que entrou com o pedido de painel na OMC.”

Ainda conforme a ABPA, os indonésios ainda terão um prazo de 60 dias para apresentar o pedido de apelação, que será analisado pelo Órgão de Solução e Controvérsias da OMC. A expectativa da associação é de que o processo seja concluído em até seis meses.