RS: BRF é condenada por terceirização ilícita do abate halal

Empresa deve rescindir contratos de terceirização de atividades-fim de todas as unidades no estado e contratar diretamente os trabalhadores

Fonte: Divulgação/ Cidasc

A ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em Santa Cruz do Sul (RS), condenou a Brasil Foods S.A. por terceirização ilícita do abate halal na planta de Lajeado, município do interior do estado. De acordo com a sentença, a empresa deve rescindir contratos de terceirização de atividades-fim, especialmente os relativos à abate de frangos, contratando diretamente os trabalhadores. 

Caso não faça, estará sujeita a multa diária de R$ 1 mil, multiplicada pelo número de trabalhadores em situação irregular. A multa vale para todas as unidades da BRF no estado, após 90 dias do trânsito em julgado da sentença. 

A empresa deve ainda pagar indenização, a título de danos morais coletivos, de R$ 500 mil.

Procurada, a BRF afirmou em nota que até o momento não foi notificada oficialmente sobre o caso. No texto, dia que cumpre a legislação brasileira e todas as normas relativas à exportação de produtos. Caso seja intimada, em momento oportuno, recorrerá da decisão.