China suspende embarque de frango de 5 frigoríficos brasileiros

SDA está apurando o fato nos estabelecimentos para apresentar à autoridade sanitária chinesa um relatório de providências a serem adotadas pelos cinco frigoríficos autuados

Fonte: Cidasc/divulgação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que a China suspendeu temporariamente o embarque de carne de frango de cinco plantas frigoríficas brasileiras.

De acordo com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), os motivos informados pelos chineses foram falhas na emissão do certificado sanitário internacional; não conformidade na análise microbiológica e na data de produção; e características sensoriais alteradas.

“A suspensão dos estabelecimentos, sem aguardar as providências do ministério, é desproporcional diante das razões alegadas”, diz o secretário da SDA, Luis Rangel. Esse tipo de detecção, segundo ele, é normal no trânsito internacional e não representa risco sanitário significativo.

A SDA está apurando o fato nos estabelecimentos para apresentar à autoridade sanitária chinesa um relatório de providências a serem adotadas pelos frigoríficos.