Com alta da carne exportada, embarques de frango podem cair ainda mais

A redução das vendas externas pode estar atrelada justamente aos elevados patamares de preços da carne brasileira no mercado internacional, que reduzem a competitividade do produto

Fonte: Cidasc/divulgação

Apesar da valorização da carne de frango brasileira no mercado internacional e das quedas do preço interno, as exportações do produto vêm recuando há três meses. Em agosto, os embarques do produto in natura totalizaram 382,72 mil toneladas, em setembro, 355,2 mil t, e em outubro, 335,2 mil t.  

Segundo pesquisadores do Cepea, a redução das vendas externas pode estar atrelada justamente aos elevados patamares de preços da carne brasileira no mercado internacional, que reduzem a competitividade do produto.

Esse cenário, por outro lado, é atrativo ao setor avícola brasileiro, visto que é uma boa oportunidade de se obter maiores receitas, mesmo com menores volumes embarcados. Até a terceira semana de novembro, segundo dados da Secex, o preço médio da carne de frango in natura brasileira exportada foi de R$ 5,46/kg, aumento de 2,5% frente ao de outubro e 3,1% acima da média de novembro/16, em termos reais. Esse preço também é o maior desde fevereiro/16.