Exportação de frango deve sustentar preços no atacado, diz Cepea

O recente acordo comercial entre Brasil e Malásia no setor de carnes foi apontado como um suporte para as cotações

Fonte: Cidasc/cvulgação

Os preços da carne de frango devem se manter firmes no atacado, sustentados pela perspectiva de aumento das exportações brasileiras, avaliou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em análise sobre o mercado, na sexta-feira, o Cepea também cita o recente acordo comercial entre Brasil e Malásia no setor de carnes como um suporte para as cotações.

Em muitas regiões acompanhadas pelo Cepea, os valores do produto estão nos maiores patamares nominais de toda a série, iniciada em 2004. Entre 15 e 22 de setembro, em Erechim (RS), por exemplo, o preço do frango inteiro resfriado subiu 2,1%, para R$ 4,72/kg. Na região de Pará de Minas (MG), o aumento foi de 1,1%, para R$ 4,52/kg.

No último dia 19, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, informou o acordo comercial para exportar carnes de boi, frango e suínos para a Malásia. Segundo o ministro, uma equipe daquele país virá ao Brasil em 60 dias “para inspecionar a nossa pecuária” antes de liberar o mercado para a exportação.

O mercado projeta a retomada dos embarques do produto para o mercado externo em setembro, após um recuo registrado em agosto. As exportações brasileiras de carne de frango in natura e processada recuaram 4,6% em agosto, com 364,5 mil toneladas embarcadas, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). No ano, no entanto, o desempenho ainda é positivo, com 2,993 milhões de toneladas exportadas entre janeiro e agosto, 6,15% acima do volume registrado nos oito primeiros meses de 2015.