Galinhas preferem os humanos bonitos, diz estudo

Pesquisadores da Universidade de Estocolmo, na Suécia, atestaram que os animais também fazem a distinção entre rostos bonitos e feios, como os humanos

Fonte: Pixabay

Pode até parecer estranho, mas as nossas percepções de beleza humana, são compartilhadas também pelas galinhas. Um grupo de pesquisadores da Universidade da Universidade de Estocolmo, na Suécia testaram a hipótese de as galinhas possuirem preferências a rostos humanos bonitos e, não é que elas pensam como nós!

Apesar de o estudo dos pesquisadores Stefano Ghirlanda, Liselotte Jansson, and Magnus Enquist, não ser recente, ele ganhou destaque em diversas publicações internacionais esta semana, como a National Geographic e a Discover Magazine e também de sites brasileiros. O mais curioso é como o estudo foi realizado, já que primeiramente quem votou nos rostos mais bonitos, foram estudantes universitários e depois as galinhas.

“Nós treinamos frangos para reagir a um rosto feminino humano, mas não a um rosto masculino (ou vice-versa). Em um teste subsequente, os animais mostraram preferências por faces compatíveis com as preferências sexuais humanas. Isso sugere que as preferências humanas surgem das propriedades gerais dos sistemas nervosos, e não das adaptações específicas do rosto”, explicou Ghirlanda a Discover Magazine.

Eles mostraram para as galinhas uma série de rostos com diferentes níveis de atratividade (veja na figura abaixo) e mediu o quanto as galinhas bicavam cada face. Eles descobriram que as galinhas preferiam os mesmos rostos que os voluntários humanos, sugerindo que algo sobre esses rostos os torna mais atraentes os sistemas nervosos.