Ministro da Agricultura diz que não há risco no consumo de carne de aves

Blairo Maggi afirma que a salmonela, que estaria presente em produtos para exportação da BRF, desaparece quando a carne é cozida ou frita

Fonte: José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, divulgou um vídeo, nesta segunda-feira, dia 5, comentando a operação Trapaça, desdobramento da operação Carne Fraca, deflagrada no mesmo dia pela Polícia Federal. Maggi reforçou que a operação foi feita pela PF em conjunto com o Ministério da Agricultura para resolver problemas de relação de laboratórios com empresas produtoras de alimentos – a companhia BRF é suspeita de burlar laudos sobre a presença de salmonela em seus produtos para a exportação.

Ele afirmou que o consumo de carne de aves no Brasil é seguro. “Não há nenhum risco no consumo de carnes de aves das empresas citadas ou não. Salmonela desaparece quando a carne é cozida ou frita”, disse. Maggi acrescentou que a discussão sobre essa investigação “é sobre exportação para alguns países” e que se trata de certificados que, segundo a investigação, foram burlados para a exportação a países específicos que têm outras regras em relação à salmonela. “Queremos que as coisas sejam feitas de forma correta e transparente”, afirmou.