Países latino-americanos fortalecem ações contra influenza aviária

Propostas para tratar essa questão devem ser apresentadas em encontro no Méximo, no próximo mês

Entidades do setor avícola latino-americano querem reforçar o controle da influenza aviária na região e as relações governamentais entre os países. Em reunião realizada na terça, dia 1, e nesta quarta, dia 2, na sede da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo, integrantes da regional Sul da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA) consolidaram uma proposta que trata destas questões e que deve ser apresentada na próxima reunião da ALA, em setembro, no México.

Foram debatidos temas técnico-sanitários e de mercados relativos ao setor avícola do continente, como prevenção à influenza aviária, além de soluções para a resistência antimicrobiana. 

Segundo o presidente da ABPA, Francisco Turra, o controle brasileiro é reconhecido internacionalmente, já que o País é o único entre os maiores produtores de carne de aves que nunca registrou caso da doença.
 
Na reunião, além de representantes da Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina, Equador, Peru e Uruguai, participaram do encontro o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki. Ele reforça que o governo brasileiro vem tomando uma série de medidas para reformular o sistema de fiscalização sanitária do País, após a Operação Carne Fraca. 

Eumar afirma que algumas mudanças estão sendo discutidas com o próprio setor, como a que envolve a vacina de aftosa. “Estamos estudando e discutindo com todos os envolvidos”.