Saiba como identificar o sexo do frango ao nascer

Alguns métodos podem ajudar na sexagem já no primeiro dia de vida da ave

Fonte: Arquivo/IMA

A identificação do sexo dos frangos exige bastante atenção, mas pode ser feita através da observação das asas. O técnico da Embrapa Suínos e Aves Marcio Saatkamp ensina as formas mais utilizadas para o reconhecimento. 
 
O método da sexagem pelas asas pode ser aplicado em pintos híbridos de corte industrial. No primeiro dia de vida, os pintainhos já apresentam duas fileiras de penas nas pontas das asas. Quando a fileira de baixo (mais próxima do corpo) for mais longa do que a externa, é fêmea. Quando as duas fileiras forem do mesmo tamanho ou a fileira de cima for mais longa, é macho.
 
Segundo ele, a técnica é utilizada em todos os incubatórios comerciais.
 
– A maior razão para realizar essa sexagem está justamente na diferença de crescimento de machos e fêmeas. Fazendo a criação de frangos com sexo separado, é possível estabelecer manejo e dietas diferenciadas, tamanho de carcaça mais homogêneo nos abatedouros e abate com idades diferenciadas, aproveitando melhor o potencial zootécnico para cada sexo — explica.
 
Uma pessoa treinada consegue identificar o sexo de cerca de 2.500 pintinhos por hora por meio deste método.
 
Para identificar o sexo de poedeiras de plumagem colorida (vermelhas ou marrons), no primeiro dia os machos são predominantemente claros com listras ou manchas escuras. Já as fêmeas são escuras, com listras ou manchas claras.
 
– É um método de fácil aprendizado e fácil aplicação – afirma Saatkamp.
 
Existe ainda o método japonês ou pela cloaca. Ele é feito em pintainhos de linhas puras ou matrizes. Nas linhas puras, não existe diferenciação de machos e fêmeas pelo empenamento das asas, sendo que existem linhas puras selecionadas para empenamento lento e outras de empenamento rápido. Quando essas linhas puras são cruzadas para formarem os híbridos comerciais, a progênie resultante será autossexável pelas asas.
 
– Este método foi desenvolvido no Japão e praticamente ensinado somente para japoneses, sendo que o custo é alto. Basicamente, o sexador reverte a cloaca do pintainho e observa a existência do órgão reprodutor dos machos. O trabalho requer muito treinamento, técnica e concentração. Um sexador treinado consegue fazer em média a sexagem de 1.000 pintainhos por hora – destaca o técnico.
 
Frangos
 
De acordo com o especialista, sexar frangos de corte industrial grandes a partir dos 21 dias é relativamente fácil. Os machos têm um desenvolvimento corporal mais rápido do que as fêmeas, portanto, a diferença é visível mesmo para pessoas com pouca experiência. Já aos 42 dias, a diferença de tamanho fica muito mais acentuada.
 
– Além disso, os machos desenvolvem mais a crista e apresentam desenvolvimento das pernas mais tardio em relação às fêmeas. Eles têm canelas grossas e de cor amarelo forte, enquanto as canelas delas são mais finas e de coloração mais pálida – explica.