Taiwan confirma gripe aviária em mais seis granjas

Governo confirmou na sexta, dia 9, primeiro caso da doença no país em mesesO governo de Taiwan anunciou que mais seis granjas foram afetadas pela gripe aviária. Patos e gansos provavelmente foram infectados por aves migratórias, de acordo com representantes do governo. 

Segundo o Conselho de Agricultura, testes confirmaram a presença da cepa H5N2 do vírus da doença em quatro propriedades de Yunlin County, no oeste do país, e em uma granja em Pingtung County, no sul de Taiwan.

Além desses casos, uma amostra de um criador de gansos em Chiayi County, no sudoeste, foi confirmada com a variedade H5N8 do vírus. Segundo o Conselho, essa cepa é possivelmente mais infecciosa. Testes genéticos mostraram que as duas linhagens do vírus são diferentes da que afetou o país no ano passado, mas similares às encontradas na Coreia do Sul e na China, o que leva a acreditar que o surto foi causado por aves migratórias.

Todas as aves nas propriedades afetadas serão abatidas, de acordo com o Conselho de Agricultura de Taiwan. Na sexta, dia 9, a entidade confirmou o primeiro caso da doença em meses. O vírus H5N2 foi encontrado em amostras de ovos de uma granja ao sul da província de Pingtung.