Veja o que fazer para evitar a morte de pintinhos nos primeiros 15 dias de vida

Criador e especialistas dão dicas para diminuir a mortalidade dos animais na granja

Como todos os filhotes, os pintinhos exigem cuidados especiais, principalmente nos quinze primeiros dias de vida. Pelo manejo ser cuidadoso, a criação gera dúvidas e, a pedidos do telespectador do Canal Rural Flavio Arnold, de Boa Vista do Herval (RS), nossa equipe visitou uma pequena granja em Morungaba, no interior de São Paulo, para tirar dúvidas sobre o manejo do animal.

Segundo o avicultor Hélio Antônio Varago, que trabalha há 30 anos com a engorda de frangos, o cuidado com os pintinhos devem ser redobrados quando eles estão longe da mãe. “Eu visito o alojamento três vezes por dia, pois não dá para descuidar”, disse o criador, que mantém a taxa de mortalidade em 1%, índice considerado aceitável.

Para conseguir esse resultado, Varago mantém a temperatura do viveiro entre 30°C e 32°C e deixa comida e água disponíveis o tempo todo, para que não haja disputa entre os animais.

“Os bebedouros funcionam na escala de um pra oitenta e o comedouro infantil na escala de um pra cem pintinhos. Além disso, é sempre importante ter a água com PH estabilizado com o uso de cloro orgânico”, orientou Márcio Cristiano Neris Rodrigues, técnico em agropecuária.

A ração do pintinho é feita a base de milho e soja, com o acréscimo de fosfato – que é utilizado como fonte de cálcio -, vitaminas e minerais.

Outro detalhe importante a ser observado pelo criador é o tamanho do espaço do pinteiro. Com dois dias de vida, cerca de 2,5 mil pintinhos ocupavam uma área de 10 m² na criação do avicultor. Nos 15 dias seguintes, essa metragem precisa aumentar gradativamente, até ficar pelo menos 20 vezes maior. “Se tiver muito apertado, eles começam a brigar um com o outro e a molhar a cama. Tem que aumentar o espaço para o ambiente não ficar muito úmido ou frio”, falou o criador.

Para Rodrigues, o criador tem que verificar se os animais estão ativos. “A gente tem que ver um grau de vivacidade nos pintinhos. Isso significa observar se eles não estão dormindo em pé e que a piação não está muito alta.”

Esses cuidados nos primeiros dias de vida do animal são indispensáveis para o alcance de bons padrões de qualidade da carne.  “Se você não faz o desenvolvimento inicial dele bem feito, ele não vai ser um animal saudável, não vai ter estrutura óssea pra depois ele ganhar peso. Os primeiros dias de criação são fundamentais”, concluiu o fundamental os primeiros quinze dias da criação Vice-presidente Associação Brasileira da Avicultura Alternativa (Aval), Luiz Ricardo Bianchi.