Diversos

Freio de Ouro: 1ª classificatória brasileira é marcada por alto nível dos competidores

No Bocal de Ouro, realizado no último domingo em Esteio (RS), 16 conjuntos garantiram vaga para a grande final do cavalo crioulo

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), amanheceu encoberto pela neblina no último domingo, 4. Mas isso não atrapalhou a visibilidade de quem acompanhou a realização do Bocal de Ouro, primeira classificatória brasileira ao Freio de Ouro 2021, assistindo às provas funcionais em casa, pelos canais oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), pelo Lance Rural e, pela primeira vez, também pelo Canal do Criador. O acesso do público ao parque foi restrito, em respeito às normas impostas pela pandemia de Covid-19.

A ABCCC fez melhorias nas pistas de provas do local antes de iniciar as classificatórias deste ano, para dar segurança e conforto aos competidores e bem-estar aos animais. 

“Executamos um programa de revitalização e reformas de toda a nossa área aqui do parque. Começamos pela pista de aquecimento. Fizemos um trabalho muito grande para o pessoal ter todas as condições de fazer uma excelente prova e melhorar a qualidade. Isso também ajuda os cavalos e ginetes a ter uma performance melhor”, disse o presidente da ABCCC, Onécio Silveira Prado Júnior.

Na última quarta-feira, 93 conjuntos (48 na categoria fêmeas e 45 na de machos) deram início à competição. Mas apenas 32 chegaram à final do domingo. Durante a disputa, cavalos e ginetes se esforçaram para alcançar as médias para atingir o lugar mais alto do pódio. Foi um show de genética, conformação e treinamento, mostrando o alto nível técnico dos competidores. 

A égua Evita do Purunã, montada pelo ginete mais premiado do Freio de Ouro, Milton Castro, não largou a liderança e terminou em primeiro lugar, com média de 22,381 pontos. Bocal de Ouro 2021, ela é exposta pela Estância São Rafael, de Balsa Nova, no Paraná. 

Milton Castro foi eleito ginete destaque na categoria das fêmeas. “É um prazer para mim estar junto desta turma competindo e graças a Deus com resultado tão sonhado, que era chegar bem com a égua e andar bem”, disse. 

Já na categoria dos machos, o Bocal de Ouro deste ano foi para Poncho Viejo Charrua, conduzido por Ricardo Wrege, da Cabanha Os Charruas, de Jaguarão (RS). O ginete conquistou também o Freio de Prata com a égua Katita do Capão Redondo e o título de ginete destaque na categoria machos, um reconhecimento dos profissionais das pistas.     

Dezesseis conjuntos garantiram vaga para a grande final do Freio de Ouro 2021. O histórico dos últimos anos da competição tem mostrado que daqui saem os grandes favoritos ao título máximo da raça. A próxima classificatória ao Freio de Ouro acontece de 28 de julho a 1º de agosto, diretamente de Esteio.