Cavalos de pelagem manchada crescem no cenário de exposições

Eventos como o Mancha Crioula estão ajudando a difundir exemplares que vem obtendo sucesso nas pistas

Fonte: Felipe Ulbrich/Divulgação

O mercado está aquecido e isso é demonstrado pelo crescimento na manada da raça crioula de 6,4% em 2015. O diretor da Trajano Silva Remates, Gonçalo Silva, ressalta que o cavalo manchado tem uma aceitação muito boa também porque realmente é difícil ter uma grande concentração de animais com essa pelagem.

“Eles atraem muita gente, não apenas criadores de cavalo Crioulo, por serem muito bonitos. Então criadores de diversas raças vêm olhar. Acho que esse ano teremos um belo acréscimo relacionado às vendas,” acredita o dirigente.

 O julgamento da Exposição Morfológica estará a cargo de Carlos Loureiro de Souza. Segundo o jurado para este ano a expectativa é de crescimento do evento com a inclusão da prova funcional. Explica que a exposição é um marco para a adesão dos pelos bonitos no cenário atual da raça, assim como para a inclusão de novos criadores. “Isto se deve ao evento ser tão chamativo para os leigos”, explica.

Quanto ao espaço no mercado, Souza entende que os manchados estão correndo em igualdade com os demais. Afirma que eles vêm tendo destaque na maior diversidade de provas em função da beleza da pelagem que chama muito a atenção.

“Um exemplo disso, foi o credenciamento ao Freio de Ouro 2016, ocorrido em Lavras do Sul, no último final de semana, de um oveiro rosado, o Faceiro da Mangueira Velha, montado por Fagner Espindola”, destaca Souza.

A Exposição Morfológica acontece no dia 19 de fevereiro, durante o Mancha Crioula, e as inscrições estão abertas até o próximo dia 5 de fevereiro.

Mancha Crioula

A edição deste ano do Mancha Crioula realiza pela primeira vez uma prova funcional que vai ocorrer no último dia do evento, 19 de fevereiro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), no Espaço do Cavalo Crioulo. A prova tem como objetivo agregar a família crioulista, além de possibilitar que admiradores da raça possam participar.

Dividida em duas categorias, infantil e adulta, a prova funcional é muito simples, fácil, divertida e basicamente contra o relógio. Gonçalo Silva, explica que ela é realizada aos moldes da antiga Equino Latina que existia na Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC) há muitos anos. “É uma prova que também era caracterizada por reunir muitas crianças e mulheres, então estamos a revitalizando com algumas mudanças, com o objetivo de trazer mais pessoas”, enfatiza.

Silva destaca que é excelente o desempenho dos cavalos manchados, Tobianos, Oveiros e Bragados, em provas funcionais. Afirma que é uma alegria ver que o trabalho desenvolvido há mais de dez anos no Mancha Crioula está dando resultado.

“A prova disso é o que ocorre no maior palco da raça, a Expointer. Não só na Morfologia como no Freio de Ouro, ou seja, muitos desses animais que vem se destacando nas primeiras colocações são Bragados, Oveiros e Tobianos”, informa Silva.