Enfezamento vermelho pode matar todo o milharal

Conheça a doença e saiba como evitar o seu ataque na lavouraSe o seu milharal estiver ficando vermelho, cuidado. Ele pode estar sob ataque do enfezamento vermelho. A doença é causada por uma cigarrinha e pode atacar 100% das plantas, causando perda total da lavoura. Veja como identificar e evitar a doença.

Fonte: José Roberto Brucceli/Arquivo Pessoal

Como identificar o enfezamento vermelho

Os sintomas típicos dessa doença são o avermelhamento intenso e generalizado da planta. Aparece durante o desenvolvimento das espigas. O avermelhamento começa nas pontas e nas bordas das folhas, podendo colorir toda a folha do pé de milho. Depois de avermelhar, as folhas podem secar. A doença também pode provocar perfilamento nas plantas, tanto nas folhas quanto na base.

Em geral, as plantas crescem aparentemente normais e os sintomas da doença aparecem apenas na fase de enchimento dos grãos. A doença prejudica o crescimento das espigas e dos grãos, que podem ficar pequenos, manchados, frouxos na espiga ou chochos, devido ao seu enchimento incompleto.

Como a doença é transmitida

A doença é causada por uma bactéria transmitida por uma cigarrinha (Dalbulus maidis), que não é a mesma que ataca as pastagens. Quando a cigarrinha se alimenta da seiva de uma planta infectada, carrega a bactéria para as outras. Na cigarrinha, a bactéria pode ficar latente (sem se desenvolver) de três a quatro semanas. 

É por isso que a doença ocorre com mais frequências quando há plantio de mais de uma lavoura de milho na sequência. Se a cigarrinha pegar a bactéria num milho doente no final do ciclo de uma lavoura, ela vai começar a transmitir até um mês depois, podendo atacar o começo do desenvolvimento das plantas em uma nova lavoura.

Dicas de manejo

Depois do ataque, não há o que fazer. Por isso é importante evitar que a doença ocorra e, se ocorrer, que se espalhe. As principais formas de fazer isso são:

• Evitar plantios tardios
• Evitar plantios consecutivos
• Eliminação de plantas de milho voluntárias (tiguera) no campo
• Diversificação de cultivares na área de plantio
• Tratamento de sementes com inseticidas para insetos voadores

Para saber mais sobre esta doença, acesse a cartilha técnica da Embrapa sobre doenças do milho