Aprenda como cultivar uma horta orgânica em casa

Nutrólogo destaca as vantagens do consumo deste tipo de alimento e dá dicas para quem não tem muito espaço disponível; veja o vídeo

Fonte: Antônio Alencar/Canal Rural

Flávio Madruga sempre sonhou em cultivar uma horta em casa. Quando o médico pós graduado em nutrologia finalmente conseguiu se mudar para uma casa, ele pôde realizá-lo. No quintal da casa, em Mogi-das-Cruzes (SP), ele dedica 250m² ao plantio de várias hortaliças. Na parte superior da residência, outra surpresa: um pequeno pomar. Defensor ferrenho da alimentação orgânica, ele afirma que o consumo de industrializados compromete a saúde. “O Brasil é campeão mundial no uso de defensivos agrícolas, e nós ingerimos isso”, argumenta.

Na casa, ele produz abóbora, salsa, cebola, pimenta, berinjela, couve, alface, mandioca, quiabo, entre outros. Além disso, também possui oito árvores frutíferas plantadas dentro de caixas d’água de reuso. “Uma horta em casa ajuda a ter sempre alimentos frescos na hora das refeições, evita os conservantes, o excesso de sódio e açúcares e até mesmo os agrotóxicos. Tudo isso é uma mudança significativa na qualidade da alimentação e os resultados não podem ser diferentes: mais saúde por dentro e por fora”, declara Madruga.

O nutrólogo sabe que a grande maioria das pessoas não possui um espaço como o dele para montar uma horta, mas ele faz questão de dar dicas e orientações aos pacientes mostrando que é possível cultivar algumas hortaliças, por exemplo, até mesmo morando em apartamento. Basta um espaço que receba sol pelo menos em um período do dia, como uma varanda ou até mesmo uma prateleira próxima a janela, que já é possível cultivar alguns temperos, legumes e hortaliças.

“Alimentos orgânicos são caros, mas a horta caseira pode ser uma ótima alternativa para quem quer ter o prazer de cultivar alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxico na própria varanda ou quintal e ainda economizar nos gastos com feira e hortifrúti.