Cenoura: preços devem continuar altos

Na região de São Gotardo (MG), cotação em outubro ficou 75% acima da média do mês anterior

Fonte: Pixabay/divulgação

Os preços da cenoura devem continuar elevados na região de São Gotardo (MG), um dos principais polos produtores do país. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), em outubro as cotações permaneceram em alta na praça mineira, devido à menor produtividade – média de 89 toneladas por hectare –, causada pelo clima seco, que prejudicou o crescimento secundário das raízes. 

Segundo o Cepea, as condições climáticas aumentaram em 20 dias o ciclo de desenvolvimento das cenouras, reduzindo a oferta e, consequentemente, valorizando a hortaliça. Em outubro, as cotações da raiz “suja” tiveram média de R$ 22,70 por caixa, 75% acima da média de setembro. 

Essa alta também esteve atrelada à redução de área nesta safra de inverno nas principais regiões produtoras no país. Assim, o volume comercializado diminuiu e as cotações estão 3,45 vezes maiores que as do mesmo período do ano passado. Em outubro, os preços estiveram 2,84 vezes acima das estimativas de custo de produção.