Índia libera mercado para maçã brasileira

Ministério da Agricultura também anunciou comércio de ovos e pintos de um dia, além de sinalizar ajustes finais para carne suína 

Fonte: divulgação

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, jo anunciou nesta quarta, dia 21, através do Twitter, a liberação de mercado da Índia para importação de maçãs, ovo e pintos de um dia do Brasil. Segundo Maggi, que participou de reunião com o ministro da Agricultura indiano, Radha Mohan, a abertura do mercado para a carne suína foi sinalizada. “Carne de porco nos ajustes finais”, informou o ministro.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura da Índia, aquele país pediu acesso ao mercado brasileiro para alguns produtos, como painço, sorgo, sementes de milho, sementes de canola e de algodão. 

O ministério informou que a análise de risco de pragas para esses produtos já foi apresentada em julho de 2012 ao Brasil. A Índia pediu ainda acesso ao mercado de algodão e milho do Brasil. 

Outro assunto discutido entre técnicos dos dois países foi a proposta de um memorando de entendimento sobre o compartilhamento de informações técnicas de raças de gado zebuínos indianos que formam a base da pecuária bovina brasileira. 

Maggi encerra na Índia a viagem de quase um mês a países asiáticos, iniciada em 1º de setembro pela China. Ele participa ainda de uma reunião dos ministros da agricultura dos Países do Brics e chega ao Brasil na noite de domingo, dia 25.