Pão de Açúcar anuncia comercialização de legumes escovados

A nova opção reduz o consumo de água, aumenta a durabilidade dos produtos e reforça o compromisso com sustentabilidade

Fonte: Pixabay

Para reafirmar o compromisso com a sustentabilidade, o Pão de Açúcar passa a comercializar legumes escovados em todas as 130 lojas do estado de São Paulo. Mandioquinhas, batatas e cenouras escovadas já podem ser encontradas nas bancadas. O produto elimina o processo de lavagem tradicional feito pelo produtor e economizando mais de mil litros de água por dia.

Com aparência mais rústica, os legumes escovados são identificados no ponto de venda e acompanhados de comunicação que revelam a economia de água por quilo de produto, o ganho de durabilidade com o novo processo e o preço mais baixo, em torno de 15% menor se comparado ao produto tradicional.

“Para se ter ideia, o fornecedor gasta cerca de 12 litros de água para lavar um quilo de mandioquinha, que, via de regra, é lavada novamente pelo consumidor no preparo da refeição”, diz Bruna Rocha, Gerente do Desenvolvimento de Vendas e Clientes do Pão de Açúcar.

Os alimentos escovados também duram mais. A batata, por exemplo, se mantém própria para o consumo por até 30 dias se apenas escovada, cerca de quatro vezes mais do que lavada, com durabilidade de cerca de sete dias. De acordo com Laura Pires, Diretora de Sustentabilidade Corporativa do GPA (controlador do Pão de Açúcar), ao aderir aos escovados, a rede supermercadista multiplica os benefícios ao Meio Ambiente e ao consumidor.

“A iniciativa faz parte de um conjunto de ações sustentáveis desenvolvidas pelo Pão de Açúcar, rede pioneira em sustentabilidade no varejo brasileiro. Por meio da comercialização de legumes escovados, contribuímos com o nosso objetivo de reduzir o impacto ambiental das nossas atividades, diminuindo o uso de água, e contribuindo ainda para a redução de desperdício de alimentos”, afirma Laura.

Veja o quanto se pode economizar em água quando os legumes são apenas escovados:

Batata: de 0,8 a 2 litros por quilo

Cenoura: de 0,8 a 1 litro por quilo

Mandioquinha: de 10 a 12 litros por quilo