Saiba como cultivar uma horta orgânica em casa

Pesquisador da Embrapa dá dicas para quem pretende implantar uma horta no pátio de casa ou na sacada do apartamentoUma horta em casa ou apartamento exige atenção da montagem à adubação. Só é preciso adaptar as hortaliças ao espaço e aos recursos disponíveis. O pesquisador da Embrapa Hortaliças Marçal Henrique Amici Jorge explica que também é fundamental água de boa qualidade e incidência solar na maior parte do dia. Veja os passos para cultivar a sua:

Fonte: Divulgação/Pixabay

• Conheça também um guia para o cultivo de 50 espécies de hortaliças

Se for no quintal, o ideal é construir canteiros de um metro de largura, com comprimento variável de acordo com a área, e bem adubados com composto orgânico ou outros tipos de fertilizantes orgânicos. Também é recomendável que os canteiros sejam construídos com tijolos ou blocos nas laterais para conter a erosão provocada pela chuva e manter a superfície mais nivelada possível, para forçar a infiltração da água de irrigação. Se a horta for implementada na sacada de um apartamento, a sugestão é que se use jardineiras ou vasos.

Culturas mais adaptáveis:

As tradicionais são as mais recomendadas, como alface, couve, cebolinha, salsa, cenoura, almeirão, hortelã ou manjericão. A escolha vai depender das horas de luz (fotoperíodo), água na quantidade certa e qualidade do substrato colocado nos vasos ou jardineiras.

Local para manter a horta:

O local mais adequado é aquele onde há disponibilidade de água de boa qualidade, incidência de raios solares na maior parte do dia, solo com boas características químicas (pH, nutrientes), físicas (boa textura – matéria orgânica) e biológicas (com minhocas, principalmente). A área precisa ser protegida de depredação e de fácil acesso aos cuidadores. O ambiente precisa receber sol, caso contrário, as plantas terão o desenvolvimento comprometido e baixa ou nenhuma produção.

Recipiente ideal para plantar:

No caso da produção das mudas, a indicação é de um recipiente que proporcione um sistema radicular bem formado e desenvolvido. Podem ser utilizadas bandejas de célula de isopor ou plástico, que têm melhor custo benefício. As mudas resistem melhor à fase de transplante para o local definitivo.

Cuidados:

Os cuidados envolvem tratos culturais adequados, como capinas (inclusive a manual), água na quantidade adequada, controle de pragas e doenças, sementes de boa qualidade e adubação na dosagem certa.

• Leia a apostila do Como Implantar e Conduzir uma Horta de Pequeno Porte: