Semana dos Alimentos Orgânicos começa neste sábado

Evento acontece em 23 estados e no DF e tem como objetivo conscientizar a população sobre benefícios desse tipo de produto e vantagens do sistema de produção

Fonte: Paulo Henrique Carvalho/ MDA

A Semana dos Alimentos Orgânicos de 2016 começa neste sábado, dia 28. O evento será realizado em 23 estados e no Distrito Federal. O objetivo é abrir um canal de diálogo com o consumidor para mostrar como é a produção orgânica, os benefícios sociais, ambientais e para a saúde, além de ajudar a fortalecer o mercado interno. A semana vai até 5 de junho.

O evento terá feiras demonstrativas, palestras, rodas de conversa, dias de campo, visitas técnicas, cursos e trabalhos de conscientização em espaços de concentração do público consumidor. Conheça a programação de cada estado

Segundo o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias, a escolha pelo produto orgânico depende de informação e de conhecimento. “Nesse contexto, a educação é fundamental para que as pessoas repensem seus hábitos de consumo.”

Além do Distrito Federal, participam da campanha os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A Semana dos Alimentos Orgânicos é organizada pela Coordenação de Agroecologia do Mapa, em parceria com vários ministérios. Nos estados, a coordenação é feita pelas Comissões de Produção Orgânica, com a participação de organizações governamentais e não-governamentais.

Recadastramento

Atualmente, o Brasil conta com 13.644 unidades de produção. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou, em março deste ano, um aplicativo de celular para mapear as feiras orgânicas no país e facilitar o acesso a alimentos orgânicos e de base agroecológica.

Segundo Rogério Dias, o Mapa está fazendo um recadastramento dos produtores e identificando os pontos de venda para reforçar sua fiscalização. Com isso, vai auxiliar na atualização do aplicativo do Idec.

A produção orgânica se baseia em princípios agroecológicos e no manejo sustentável dos sistemas de produção, não sendo permitido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e transgênicos, por exemplo.