Confiança dos sojicultores sofre queda

ICP Rural - julho de 2014A confiança dos produtores rurais medida pelo ICPRural registrou uma baixa histórica em relação aos últimos três anos, ficando abaixo da análise anterior. O mesmo ocorreu para o ICPSoja.

O destaque de julho ficou por conta da compra de equipamentos da safra – no ICPRural houve permanência de 0% na intenção, e no ICPSoja a baixa chegou a 12%. A baixa do sub-índice Preço no ICPRural é reflexo da diminuição na expectativa do preço de venda da safra no Brasil, provocada pela economia externa, diante da baixa no preço comercial internacional.

ICPRural registra baixa

O ICPRural fechou a rodada marcando 68,7 pontos, baixa de 34% em relação a abril, quando havia registrado 104,3 pontos. O sub-índice Preço, que mede a expectativa dos produtores com relação aos preços da safra, fechou a rodada em baixa histórica de 53%, marcando 60,8 pontos. Isso é reflexo, segundos os entrevistados, da queda significativa no preço estipulado comercialmente e na produtividade em função do clima desfavorável durante a safra e fatores econômicos externos.

O sub-índice Insumos, que havia marcado 127,5 pontos em abril, sofreu diminuição de 30%, representado o menor nível de confiança quando comparado a todos os períodos estudados desde 2010, o que sinaliza uma baixa no consumo principalmente fertilizantes e defensivos devido aos altos custos de produção diante da pouca produtividade.

O sub-índice Equipamentos, que havia marcado 66,1 pontos em abril, foi o único a registrar uma permanência em seu nível, marcando 66,4 pontos em julho. O sub-índice Condições Atuais teve queda de 39% e fechou a rodada em 57,7 pontos, o mais baixo de todas as rodadas.

O ICPRural de julho fechou definitivamente abaixo dos 100 pontos, indicando produtores menos confiantes. Este foi o o menor valor registrado diante de todas as outras rodadas. Dos sub-índices que compõem o ICPRural, apenas Equipamentos não sofreu baixa, apesar de continuar em baixo nível de confiança, mostrando que a alta registrada no preço dos insumos há alguns meses dificultou a compra e a utilização de insumos em suas lavouras. A principal justificativa para a permanência registrada no sub-índice Equipamentos foi a de que os produtores já haviam feito a aquisição de novos equipamentos no ano passado, comprando apenas maquinários auxiliares..

Confiança dos sojicultores sofre queda

O ICPSoja fechou a rodada de julho com uma queda de 34% em relação à rodada de abril, marcando 75,6 pontos, o resultado mais baixo nos últimos 3 anos de Índice – exceção apenas para o primeiro semestre de 2010. Todos os sub-índices sofreram queda, sendo Insumos o único a permanecer acima da linha média, com 104,1 pontos.

O sub-índice Equipamentos apresentou a menor queda, 12% em relação à rodada de abril. A safra recorde dos EUA foi apontada, pelos entrevistados, como a principal razão pela baixa de 56% no quesito confiança em preços, que fechou a 60,8 pontos. O sub-índice Condições Atuais também apresentou redução, quando comparado com a rodada de abril, com uma queda de 30%, fechando a rodada em 65,8 pontos.

Em comparação ao mesmo período de 2013 o ICPSoja registrou baixa de 30%. O sub-índice Preço registrou queda de 45%, quando comparado ao mesmo período de 2013, indicando uma menor confiança em relação aos preços da safra 2014. Para o sub-índice Equipamentos a queda registrada no comparativo com julho de 2013 foi de 24%. Devido ao alto custo e o baixo retorno da produção o agricultor preferiu não realizar compras de equipamentos. O sub-índice Insumos também registrou uma queda de 17% quando comparado a julho de 2013.