ABPA apresenta 100 novos casos de fraudes em exportações para Interpol

Entre os casos, estão vendas falsas no Brasil e no exterior, clonagem de sites de empresas exportadoras e falsificação de rótulos e SIFs

Fonte: ANPr/Sindiavipar

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) constatou 100 novos casos de fraudes e falsas vendas no Brasil e no exterior de carne de frango e de suínos. Nesta quarta, dia 25, o vice-presidente de mercados da entidade, Ricardo Santin, reuniu-se com delegados da Polícia Federal e com o chefe da Interpol do Brasil, em Brasília (DF), para tratar dos casos.

De acordo com a ABPA, as fraudes envolvem clonagem de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram, falsificação de rótulos de produtos que não foram produzidos no Brasil, utilização de SIF’s falsos, clonagem de e-mails, criação de escritórios fantasmas totalmente estruturados – inclusive com contas bancárias nos Estados Unidos, Polônia, Hungria e África do Sul –, entre outros.

Santin afirma que já são mais de 600 casos documentados e entregues para o inquérito, envolvendo empresas de variados portes. Para inibir as práticas criminosas, algumas agroindústrias exportadoras já estruturaram, inclusive, áreas internas de compliance exclusivas para tratar das fraudes.

“Além da investigação que envolverá as polícias do Brasil e dos países onde as fraudes foram constatadas, as forças policiais também moverão esforços para inibir as ocorrências. Ficou claro para eles que os casos estão causando danos ao Erário e à imagem do país”, afirma Santin.