Associação comemora acordo de venda de angus para os EUA

O produto deve começar  a entrar nos Estados Unidos ainda em 2016 e a expectativa é vender um bom volume de carne para produção de hambúrguer

A Associação Brasileira de angus comemora o acordo de venda de carne in natura para os Estados Unidos. Atualmente, 95% do que é produzido fica no mercado interno e a expectativa é fomentar a produção.

Para o presidente da entidade, José Roberto Pires Weber, a venda de carne bovina para os norte-americanos vai estimular os pecuaristas do Brasil, já que a exportação remunera mais do que o mercado interno. “Essa é uma oportunidade enorme para o pecuarista brasileiro cruzar com angus, que terá um mercado garantido. Nós temos o mercado, só precisamos é do produto”, disse.

Ainda não há ainda expectativa de volumes para embarque, mas o produto já entraria nos Estados Unidos ainda em 2016. De acordo com Antonio Jorge Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a expectativa é vender um bom volume de carne para produção de hambúrguer. “Pelos estudos que a Abiec tem, a gente acredita que o Brasil vai ser um grande fornecedor de matéria prima, ou seja, carne pra indústria, carne que deve compor essa linha de produtos valor agregado, como hambúrguer e outros produtos pra pratos prontos.”

As empresas que desejarem exportar carne para os Estados Unidos devem estar de acordo com um padrão de planta frigorífica que o país exige e, somente depois disso , vão ser habilitadas.

Boas notícias

Outra notícia que agrada o setor é a mais recente parceria firmada entre uma grande rede americana de fast food e a Angus do Brasil. O restaurante especialista em hambúrguer gourmet vai abrir duas novas lojas em São Paulo ainda este ano e, em 2017, serão 50 novas lojas nas principais capitais brasileiras.

O setor também a criação de uma nova linha de produtos de carne angus da rede varejista Walmart. “A partir do próximo mês, a plataforma casa da carne, já popular e muito conhecida na rede Walmart por seus produtos diferenciados,  vai contar com um produto chamado Casa da Carne Angus, que é uma estratégia da rede de qualificar ainda mais o seu portfólio de produtos com esse produto certificado pela associação”, disse o coordenador técnico do Congresso Brasileiro de Angus, Fábio Almeida, que disse ainda que o projeto será iniciado no Rio Grande do Sul, mas ficará disponível para todas as lojas da rede a partir da metade do ano que vem.