Casal muda de vida e aposta na produção de lácteos

Paulo e Rosana se conhecem há 26 anos e, após investirem no plantio de café, acabaram migrando para a produção de queijo

Fonte: Divulgação: Henrique Bighetti

Paulo e Rosana se conhecem há 26 anos e, juntos, tocam um projeto de vida. Eles se conheceram em Minas Gerais, quando Paulo cursava a faculdade de agronomia. Há duas décadas se casaram e resolveram mudar para a propriedade de cem hectares em Amparo. Na época, produziam exclusivamente café, mas, quando os filhos vieram e os gastos da família aumentaram, Rosana começou a fazer queijos para ajudar na renda familiar.

“Paralelamente ao café, minha mulher começou a fazer queijos em casa. Com a dificuldade do café, ela já tava trabalhando, fazendo 50 litros de queijo e dois filhos para criar. A gente migrou para o queijo, paramos com a cafeicultura e nos dedicamos ao pequeno negócio, sempre preocupados com a qualidade do leite, que se transformava em queijo e passamos a reinvestir no rebanho”, disse Paulo.

Os queijos artesanais produzidos na propriedade têm nomes próprios que homenageiam a região da Serra da Mantiqueira. São variedades especiais, que vem chamando a atenção de chefes renomados de cozinha e podem ser degustadas em restaurantes e lojas de alta gastronomia. “Graças a Deus nós conquistamos parceiros, aquela pessoa que usa seu queijo em excelentes restaurantes e indica aos clientes de onde veio o queijo artesanal. Eu acho que isso é o grande diferencial e a gente conseguiu estar em São Paulo e em lojas que trabalham com o queijo artesanal brasileiro.”

Além de queijos artesanais, a fazenda produz no laticínio derivados de leite como iogurtes, manteiga e creme de leite. Um trabalho diário que exige muita dedicação dos produtores. Mas, apesar dos desafios, o casal diz que a trajetória valeu à pena. “A gente está junto sempre, passeando, trabalho. É um trabalho de família, de uma equipe de 20 pessoas e hoje a gente vê isso com grande alegria”, concluiu Paulo.