Cavalo gigante vira xodó em haras no interior de São Paulo

O animal tem quase 1 tonelada e 1,73 metro de cernelha, que é a altura das patas dianteiras até o fim do pescoço

Fonte: Canal Rural

Um cavalo da raça percheron vem chamando a atenção em um haras do interior de São Paulo. Com um tamanho acima da média, Ubaid é o xodó do haras localizado em Itapetininga e chama a atenção por ser imponente, brincalhão e muito dócil, apesar de pesar quase 1 tonelada e ter 1,73 metro de cernelha, que é a altura das patas dianteiras até o fim do pescoço.

O tamanho desproporcional em comparação às raças mais comuns do Brasil se deve a raça percheron. Enquanto raças bastante difundidas no país como a quarto de milha têm cavalos de 400 a 600 quilos, e média de 1,5 metro de cernelha, a raça do Ubaid pode pesar de 700 quilos a uma tonelada, e medir até 1,90 metro.

“Essa raça é originária da França, na região da Normandia, onde a raça foi selecionada com o intuito do trabalho na terra, transporte de pessoas e até montaria. Então, como pra esse tipo de trabalho ele precisa de muita força e acabam selecionando uma raça grande pra esse intuito”, disse a médica veterinária Marília Pastorello.

Sucesso com as crianças

Segundo o tratador Savio Donizete, Ubaid tem conquistado os visitantes pelo tamanho impressionante. “Vem bastante gente aqui, principalmente crianças. Elas gostam pelo tamanho dele. Isso chama bastante a atenção da criançada”, disse.

A alimentação do cavalo também é proporcional ao tamanho dele. Ubaid consome cinco quilos de ração, 20 quilos de feno e 50 litros de água por dia. Em relação aos cuidados, os donos garantem que não há nada de muito especial. “Ele é extremamente dócil, muito inteligente muito calmo. Ele é um cavalo muito prazeroso de se lidar”, disse Marília

Ubaid está com seis anos de idade e tem uma vida tranquila. Ele é usado apenas para reprodução e costuma passar o dia solto no pasto, pois, por causa do tamanho, é importante se exercitar e aproveitar o espaço ao ar livre.

Ficha Técnica:

Raça Percheron 
Origem: França

Finalidade: criado para ser um cavalo de batalha, é originário do vale do Rio Huisne, no norte da França, parte da antiga província Perche.

Características: inteligência e vontade de trabalhar,é uma raça forte e musculosa. Enquanto na França e na Grã-Bretanha somente exemplares pretos ou cinza podiam ser registrados, o stubook americano permite outras cores como o castanho, ruão e louro.

Tamanho: Nos Estados Unidos a altura fica geralmente entre 1,68 e 1,80m, os exemplares criados na França medem, em geral, de 1,55 a 1,83m. Apresentando peito largo, profundo, e garupa bem definida.

Temperamento: O temperamento da raça é frequentemente descrito como alerta, orgulhoso, demonstrando disposição para o trabalho e notável inteligência.