Como cuidar do seu cavalo durante o inverno

Mesmo animais criados a campo precisam receber atenção durante a estação mais fria do ano. Saiba o que fazer para mantê-los com saúde

Fonte: Rancho Baloubet Friesian/divulgação

Proprietários de cavalos devem redobrar os cuidados com os a tropa durante o inverno. A recomendação vale mesmo para os animais que são criados a campo e que, em teoria, estariam acostumados às baixas temperaturas.

O problema é que, nesta época do ano, algumas doenças tendem a aparecer com mais facilidade. É o caso da influenza equina, que é a gripe dos cavalos, e da adenite, popularmente conhecida como garrotilho, que têm maior incidência com o frio e a umidade do inverno.

Para saber como diminuir as chances de problemas durante a estação, consultamos o médico veterinário Henrique dos Reis Noronha e o fiscal agropecuário do Rio Grande do Sul Richard Alves. Conheça as recomendações dos especialistas para proteger os cavalos.

Providencie um abrigo 
As doenças mais comuns no inverno podem ser prevenidas por meio de vacinação. Mas é importante que o criador disponibilize um abrigo para proteger os animais do vento e da chuva. O veterinário Noronha afirma que um capão de mato bem fechado ou um quebra-vento com taquaras já podem servir em locais que não dispõem de estábulo. Os cavalos podem passar o dia o campo e à noite, vão para o abrigo.

De olho na água
Em áreas onde as temperaturas caem muito, como no Rio Grande do Sul, é preciso prestar atenção à questão da água. Em dias muito frios, ela pode estar excessivamente gelada pela manhã, assim, antes de soltar os animais, melhor dar água no galpão ou abrigo. Os cavalos não bebem água muito gelada de cochos externos ou açudes.

Dá para reconhecer as doenças mais comuns da estação?
Normalmente, os primeiros sinais são tosse e sintomas respiratórios, similares aos dos humanos, como coriza e alguma apatia ou algum movimento semelhante a um espirro. A coriza é quase sempre bem clara tanto na influenza quanto na primeira fase da garrotilho. Depois na fase da adenite, ela tende a ser mais espessa, mais purulenta.

Forneça mais energia
No inverno, o cavalo precisa ter á disposição pasto e rações com maior nível de energia. Isso é importante porque seu organismo a transformará em calor, mantendo o controle de temperatura. De acordo com o veterinário, os nutrientes mais energéticos não são tão necessários durante o verão.

Cavalos para esporte, passeio e trabalho.
Animais de trabalho e esporte naturalmente têm maior exigência nutricional, principalmente de energia. No inverno, essa exigência tende a ser ainda maior, para que eles mantenham a temperatura corporal. Além disso, esses cavalos tendem a se desidratar mais, tomar menos água por causa do frio. Fique de olho no fornecimento e na ingestão de água.

Banho no inverno pode?
Cavalos atletas e utilizados para o trabalho normalmente tomam banho após o serviço, para tirar areia e excesso de suor. Isso pode ser mantido durante o inverno, mas o animal não pode passar a noite molhado. Os trabalhos devem ser priorizados durante a parte da manhã, e o cavalo deve tomar banho logo após a atividade, para que tenham todo o dia para secar.

Cuidados com os potros
A maior atenção deve ser dada aos recém-nascidos, pois eles ainda não têm condições de manter sua temperatura estável, diz o fiscal agropecuário Richard Alves. Os potrinhos ainda estão se adaptando ao ambiente fora do corpo da mãe, e precisam receber um aporte nutricional para conseguir obter energia suficiente para sobreviver. Nos primeiros dias, devem ficar em lugar abrigado, recebendo o colostro e o leite da mãe.