Confira 4 dicas para aumentar a eficiência reprodutiva da estação de monta

Confira quais são os principais cuidados que o pecuarista deve ter com os animais antes do início do período

Fonte: Joal Brazzale Leal/Embrapa

Pecuaristas de diversas regiões do Brasil já se preparam para o início da estação de monta no gado de corte. É que agora se inicia o período das águas, quando há maior disponibilidade de alimento nas propriedades. 

No Brasil, mais de 80% das fazendas realizam a estação com monta natural, feita com os touros, e não por inseminação. Mas, nos últimos anos, têm crescido a utilização de técnicas de reprodução programada, principalmente para gado de corte. Especialista em reprodução animal, Camila de Moraes Raymundo reuniu algumas dicas para aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho.

1. Manejo sanitário
Os exames andrológico e de libido dos touros devem ser realizados 90 dias antes do início da estação de monta. Estes testes avaliam a capacidade reprodutiva dos animais e reduzem em até 30% a utilização de touros inférteis no rebanho.

Nas fêmeas, deve ser realizada a avaliação por ultrassonografia, principalmente em novilhas, para verificar a condição do aparelho reprodutor. O exame deve ser feito entre 60 e 90 dias antes do início da estação.

2. Manejo nutricional
Nas fêmeas, é necessário  realizar uma avaliação visual quatro meses antes para medir a condição corporal das vacas. O trabalho deve ser feito por um técnico. No gado de corte, as notas variam de 1 a 9; as matrizes com notas entre 5 e 6 estão aptas a reproduzir.

É preciso fazer a avaliação das condições do aparelho reprodutor das fêmeas, través de ultrassom. O exame deve ser feito de 60 a 90 dias antes do início da estação.

3. Separação dos lotes
Os lotes devem ser separados de acordo com cada categoria animal (novilhas, primíparas e multíparas). Isso evita competição entre os animais. As novilhas devem entrar antes das demais, pois elas exigem maior tempo de recuperação após o primeiro parto. 

É aconselhável que as novilhas entrem em processo reprodutivo aos 22 meses. Em algumas fazendas, o processo é iniciado mais cedo, porém, é necessário maior estrutura.

4. Histórico produtivo
Mantenha atualizados os dados genealógicos, os índices produtivos, as mensurações de desmama de bezerros e o tempo de intervalo entre partos. Essas informações orientam a escolha dos touros e do material genético para os acasalamentos