Conheça os benefícios da homeopatia em animais

Os produtos homeopáticos são feitos a base de substâncias naturais, que diminuiriam a incidência de efeitos colaterais

Fonte: Suelen Farias/Canal Rural

A homeopatia, um tratamento muito usado na medicina humana, está ganhando cada vez mais espaço no mundo rural, principalmente em produtos e criações orgânicos. Os produtos homeopáticos são feitos a base de substâncias naturais, que diminuiriam a incidência de efeitos colaterais nos animais.

Em Itirapina, no interior de São Paulo, o produtor rural Claudinei Saldanha Junior tem investido na modalidade e garante que a relação custo x benefício compensa. “Depois de três anos trabalhando com homeopatia, a gente conseguiu um incremento na produção e até na reprodução. A gente gastava mais com o veneno para o controle de parasitas e era mais complexo do que hoje, com o produto homeopático”, disse.

Na visão do veterinário Everson Santussi, a homeopatia pode ser aplicada em toda e qualquer doença, desde a crônica até a aguda. “A vantagem é que não deixa resíduo no animal, não contamina a carne, nem o leite. Além disso, contribui para uma produção orgânica sustetável”, falou.

Para comprovar a eficácia da homeopatia, pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste realizaram um estudo sobre estes produtos naturais. O objetivo foi ver como o método evita e trata a diarreia nos bezerros sem a utilização de antibióticos, por exemplo.

A substância natural foi misturada ao leite e enviada para o teste em 37 bezerros. Segundo a pesquisadora Teresa Cristina Alves, uma parte recebeu apenas leite comum e outra recebeu leite misturado com um tipo de minério e, um terceiro grupo, foi amamentado com o produto homeopático. Este último foi o que apresentou resultados mais satisfatórios.

“A gente teve cerca de 25% dos animais desse grupo de homeopatia sem diarreia. Nos demais grupos, todos os animais tiveram algum caso de diarreia e esses resultados foram bastante surpreendentes pra gente, porque isso gerou uma economia muito grande quando se pensa no custo do produtor para o tratamento do animal”, falou a pesquisadora.

Segundo Santussi, o primeiro passo é diagnosticar quais são os problemas da propriedade e o que pode ser prevenido. “A homeopatia animal é fácil de ser administrada, pois ela é administrada a partir da dieta do animal. A partir do momento que o produtor ingressa na homeopatia, não tem dificuldade, pois a doença já começa a ser tratada e os animais não precisam de um prazo longo como muitos acham. O resultado é imediato”, disse o veterinário.