Conheça os equipamentos de medição e técnicas de avaliação de bovinos

Comprimento corporal, altura de garupa e altura de ísquios são as três medidas fundamentais dos animaisOs pecuaristas mais experientes conseguem estimar o peso de um animal só de olhar, seja em arrobas - que define a carcaça, ou em quilos - que se refere ao peso vivo do animal. Este é o assunto da terceira reportagem especial da série Campo Sob Medida, do Jornal da Pecuária.

Mesmo assim, a gerente do Programa de Melhoramento Genético Zebuíno (PMGZ Leite), da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Mariana Alencar, afirma que para fazer a mensuração de um animal, é preciso utilizar equipamentos especiais.

– Nós temos o hipômetro, que é uma régua em uma barra de ferro. Temos a fita de perímetro torácico, que a gente coloca em volta das costelas do animal e a trena – diz.

Marina explica que para mensurar o corpo são três medidas fundamentais: o comprimento corporal, altura de garupa, também chamado de altura de ílios, e depois a altura de ísquios. Para saber como fazer as medições corretamente, assista à reportagem completa abaixo.