Descubra por que a carcaça nelore é muito valorizada

Raça veio da Índia e está presente na maioria do rebanho brasileiro

A raça nelore, conhecidíssima da pecuária brasileira, teve origem na Índia ocidental e hoje está presente na maioria do rebanho nacional. A raça se adaptou muito bem ao Brasil porque possui uma capacidade considerada excelente de aproveitar alimentos grosseiros e resistir ao calor.

O gado nelore possui a pelagem branca ou cinza clara, com tonalidade prateada e manchas escuras ao redo dos olhos, joelhos e quartelas. A cabeça nelore tem perfil subconvexo, de largura e comprimeiro médios. O pescoço é grosso e curto, musculoso nos machos e mais fino nas fêmeas. A barbela é bem desenolvida e chega até o umbigo. O tronco é cilíndrico, profundo e musculoso, com costelas longas, bem arqueadas, compridas e revestidas de músculos.

Além de tudo, apresenta resistência natural a parasitas, devido às características de seus pêlos, que impedem ou dificultam a penetração de pequenos insetos na superfície da pele. A pele escura, fina e resistente, dificulta a ação de insetos sugadores, além de produzir uma secreção oleosa repelente, que se intensifica quando os animais estão expostos ao calor.

O nelore é muito resistente ao calor devido a sua superfície corporal ser maior em relação ao corpo e por possuir maior número de glândulas sudoríparas. As características de seus pêlos também facilitam o processo de troca com o ambiente. Além disso, o trato digestivo é 10% menor em relação aos gados europeus. Portanto, seu metabolismo é mais baixo e gera menor quantidade de calor. Os machos e as fêmeas apresentam elevada longevidade reprodutiva.

Touros nelore possuem instinto muito forte de proteção de seu harém de matrizes. As vacas apresentam facilidade de parto, por terem garupa com boa angulosidade, boa abertura pélvica e, principalmente, por produzir bezerros pequenos, o que elimina a incidência de distocia. Outras características das fêmeas são a excelente habilidade materna, oferecendo condições de desenvolvimento aos bezerros até o desmame; instinto de proteção ao bezerro; rusticidade; e baixo custo de manutenção.

Os bezerros são espertos. Logo após o parto, já procuram as mães para fazer a mamada do colostro, que fornece imunidade nos primeiros 30 dias de vida.

Características da carcaça e da carne

O nelore é a raça, no Brasil, que possui a carcaça mais próxima dos padrões exigidos pelo mercado, por apresentar porte médio, ossatura fina, leve, porosa e menor proporção de cabeça, patas e vísceras, com excelente rendimento nos processos industriais.

A precocidade de terminação garante nas carcaças uma distribuição homogênea da cobertura de gordura, valorizando-a no mercado. Além disso, a cobertura evita que, durante o resfriamento, ocorra o encurtamento das fibras pelo frio. A padronização das carcaças otimiza a estrutura industrial e agrega valor aos cortes.

A carne nelore tem como principais características o alto teor de sabor e o baixo teor de gordura de marmoreio.