Estudo busca reduzir água na produção de carne

Embrapa Pecuária Sudeste prevê que as conclusões só estarão disponíveis em 2017, mas produtor já pode economizar

Para produzir um quilo de carne bovina são necessários mais de 15 mil litros de água. Para um litro de leite, são cerca de mil litros. Esses números representam uma média global calculada por uma organização da Holanda. A Embrapa Pecuária Sudeste está calculando a quantidade de água gasta para a produção pecuária no clima tropical. Para tanto, está usando um bebedouro eletrônico, que registra a água consumida por cabeça de gado.

“Calculamos desde a água que foi consumida pra fazer o insumo, que vai ser usada na medicação dos animais, na alimentação, na irrigação e até aquela que foi utilizada pra lavar o piso”, diz Paulo Cesar Palhares, pesquisador da Embrapa.

Toda essa água usada na produção é chamada de pegada hídrica. A pesquisa da Embrapa só deve ser concluída em 2017. Os resultados do estudo devem ajudar o pecuarista brasileiro a garantir a sustentabilidade ambiental e financeira do negócio. “Ele precisa saber se as fontes de água que tem, sejam superficiais ou subterrâneas, sustentam o rebanho dele. Ou, se quiser fazer uma ampliação do rebanho, se tem água pra isso”, exemplifica Palhares

Até o estudo ficar pronto e os pecuaristas do Brasil saberem o tamanho da pegada hídrica nacional, é possível melhorar o manejo e utilizar a água de forma racional. Por exemplo, se o gado sentir menos calor, vai acabar sentindo menos sede também.
 

“Uma dieta muito bem formulada, ofertada de forma correta para o animal. considerando a idade, a genética e o nível de desempenho, certamente vai fazer com que uso da água na propriedade seja menor”, conclui Palhares.